Os beatos esposos Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi foram os escolhidos para serem os padroeiros do X Encontro Mundial das Famílias. O evento será realizado entre os dias 22 e 26 de junho, em Roma, na Itália, e em todas as dioceses do mundo.
Luigi e Maria Beltrame dão um testemunho de santidade familiar. O casal se conheceu em Roma. Eles são o primeiro casal a ser beatificado pela Igreja Católica, em outubro de 2001, por São João Paulo II. O processo dos dois veio antes mesmo de Zélia e Luís Martin, pais de Santa Teresinha. O casal foi dedicado ao serviço e ao Bem Comum desde o início de seu casamento e começaram uma espécie de pastoral familiar na capital italiana, propondo reuniões e acompanhamento para noivos e casais.
Luigi era um brilhante advogado que culminou sua carreira sendo vice-advogado geral do Estado italiano; Maria Corsini, nascida numa família nobre de Florença era professora e escritora, apaixonada pela música e participava da missa todos os dias. Trabalhou como enfermeira voluntária da Cruz Vermelha durante a guerra da Etiópia e a Segunda Guerra Mundial. Catequista, era também comprometida com várias associações de caridade, como a Ação Católica Feminina. Em 1951, aos 71 anos, Luigi morreu vítima de uma parada cardíaca. Já Maria morreu em 1965, aos 81 anos.
Eles tiveram quatro filhos: Filipe tornou-se um monge beneditino com o nome de Don Tarcisio; Stefania, conhecida como Fanny, entrou no Mosteiro Beneditino do Santíssimo Sacramento em Milão e tomou o nome de Irmã Cecilia; Cesare, se tornou um padre trapista e é conhecido como Padre Paolino; E Enrichetta, a mais velha, uma leiga consagrada, foi declarada venerável pelo Papa Francisco em 30 de agosto de 2021.
O cardeal vigário da Diocese de Roma, Dom Angelo De Donatis, comentou a escolha. “A história de toda a família aparece para nós hoje como uma testemunha autêntica, credível e atual do amor conjugal”, disse.
Sobre o Encontro Mundial das Famílias
O tema que o Papa Francisco queria para este 10ª Encontro Mundial das Famílias: “Amor em família, vocação e caminho de santidade”.
Saiba mais em: https://vidaefamilia.org.br/encontro-mundial/
Fonte: Portal Vida e Família – CNBB
X Encontro Mundial das Famílias, nas igrejas particulares
Neste ano, o Encontro Mundial das Famílias será multicêntrico para que mais pessoas possam participar. A orientação é que cada diocese se prepare e promova ações relacionadas ao evento. Na Diocese de Osasco, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar está organizando uma programação especial que será transmitida ao vivo, às 20h, pela Rádio Católica de Osasco. Você poderá acompanhar diariamente pelo Facebook da Rádio: facebook.com/RadioCatolicaDeOsasco