No período de 7 a 11 de novembro, aconteceu o Congresso Internacional de Direito Canônico na cidade de Goiânia, capital de Goiás, com participação de oficiais do Tribunal Eclesiástico Diocesano de Osasco, e do Pe. Marcos Antônio Funchal, Vigário Judicial da diocese.
O tema da semana de aprendizado foi o “Estudo do Direito Penal Canônico como instrumento de comunhão e cuidado”.
O estudo deste tema se tornou importante após o Sumo Pontífice realizar uma revisão do Direito Penal na Igreja, por meio da Constituição Apostólica “Pascite Gregem Dei”, publicada em maio deste ano, na qual o Papa Francisco promulgou o texto revisado do Livro VI do Código de Direito Canônico.
A abertura solene, na segunda (07), teve a participação de Dom Levi Bonatto (Bispo Auxiliar de Goiânia); Dom Geremias Steinmetz (Arcebispo de Londrina); Dom João Justino de Medeiros Silva (Arcebispo de Goiânia); Dom Juan Ignácio Arrieta Ochoa (Secretário do Dicastério para os Textos Legislativos) e Dom Giambattista Diquattro (Núncio Apostólico no Brasil).
O Congresso reuniu especialistas sobre o assunto, de vários países, inclusive, o Assessor do Dicastério para a Doutrina da Fé (Roma), Mons. Jordi Bertomeu Farnós.
O evento foi destinado ao público interessado em aprofundar um pouco mais sobre o Direito Penal na Igreja, e trouxe um olhar teológico voltado para a Parábola do Bom Samaritano.
Com informações: Vatican News | Vania Pereira – Tribunal Eclesiástico