ComVocação celebra 21 Anos de evangelização e apoio às vocações

A celebração contou com diversos carismas religiosos.

Reconhecido como a maior festa em prol das vocações no Brasil, o ComVocação que reúne anualmente mais de 20 mil pessoas, teve a participação de grandes nomes da música católica, como Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia, Thiago Brado, e marcou a gravação do primeiro DVD de Juninho Cassimiro.

Nos dias 17 e 18 de agosto, a Diocese de Osasco realizou na Concha Acústica da FITO, em Osasco, a 21ª edição do ComVocação. Organizado pelo Seminário Diocesano São José, contou com o apoio e estrutura da Prefeitura Municipal de Osasco. O objetivo principal do evento é angariar recursos para suprir as necessidades materiais e de formação dos futuros sacerdotes.

A abertura oficial ocorreu no domingo, às 10h, com uma missa presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM, bispo diocesano de Osasco, que celebrou seus 10 anos de posse canônica. Durante a celebração, dia da Solenidade Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria e Dia da Vida Consagrada, destacaram-se os votos definitivos da Irmã Carla Dias, das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, e o jubileu de prata de vida religiosa da Irmã Maria Antônia, das Missionárias de Jesus Sacerdote. O rito contou com a presença de Irmã Maristela Ganassini, assessora da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Irmã Maristela, durante comentário da missa.

Em sua homilia, Dom João refletiu sobre a trajetória das irmãs religiosas que, naquele dia, professaram e renovaram seus votos. Ele afirmou: “A história que a gente escreve aqui na terra parece ser tão simples, tão pequena, mas ela tem uma história sendo escrita no céu”. O bispo também recordou com carinho os serviços prestados por Dom Ercílio Turco, segundo bispo da diocese, e por padre Léo Dolan, que dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados. Ambos já falecidos.

Dom João compartilhou ainda memórias de sua caminhada como bispo de Osasco, expressando gratidão pela acolhida dos fiéis e do clero diocesano desde sua posse canônica, em julho de 2014. “Eu posso dizer a vocês que eu só tive alegrias”, declarou o bispo.

No encerramento, o padre Marcelo Fernandes, coordenador do evento, agradeceu ao bispo, ao clero, aos seminaristas e aos milhares de voluntários que se dedicaram durante os dois dias de evento. O prefeito Rogério Lins e a primeira dama, também manifestaram seus agradecimentos e homenagem ao bispo.

DVD de Juninho Cassimiro teve a participação da Banda Arkanjos. Foto: Facebook ComVocação.

Após a Missa, Dom João inaugurou a Feira Vocacional, um espaço dedicado às diversas congregações religiosas para a exposição de seus carismas. Neste ano, o estande do Seminário Diocesano São José destacou um espaço especial para celebrar os 10 anos de episcopado de Dom João Bosco em Osasco.

Além da Feira Vocacional, o ComVocação oferece diversos outros espaços, como o Extreme, dedicado a esportes radicais; o espaço Social, com serviços voluntários; o Kids, com atividades para crianças; e o Vox, com apresentações de novas bandas. Há também momentos para confissões e uma praça de alimentação. Além da missa de abertura, a programação deste ano incluiu mais quatro missas, garantindo que os fiéis tivessem várias oportunidades para participar.

O ComVocação 21 anos foi coroado com a Adoração e bênção do Santíssimo, ministradas pelo neo-diácono Emanuel Maria do Instituto Hesed, ordenado no dia 02 de agosto, em Piracicaba.

Meire Elaine – Comunicação Diocesana