Comunicadores do Sul participam do 11º Seminário de Comunicação Social, no RJ

Foto: Divulgação

Na última semana, entre os dias 11 e 13, no Rio de Janeiro (RJ), 120 profissionais de comunicação da Igreja no Brasil participaram do 11º Seminário de Comunicação Social. Com o tema “Igreja, casa de vidro – assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”, promovida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, a 11ª edição da iniciativa também reuniu mais 40 pessoas de modo on-line.

Presencialmente e de modo remoto, do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram representantes da Arquidiocese de São Paulo e das dioceses de Piracicaba, Jales, Catanduva, Santo Amaro, Limeira, São José do Rio Preto, Bragança Paulista, Santo André, Osasco, Campo Limpo e São José dos Campos.

Sobre o encontro, o Pe. Thiago Jordão, que conduz os trabalhos de comunicação na Diocese de Osasco e também assessoria da Pastoral da Comunicação (Pascom) na Sub-região São Paulo, destacou que “a assessoria de comunicação é uma ferramenta indispensável para salvaguardarmos a nossa instituição”. Segundo ele, a ‘Casa de vidro’, “também possui coisas boas que precisam ser vistas, por isso a assessoria de comunicação não pode ser apenas trabalhada no modo ‘reativo’, diante dos problemas e das crises que surgem, mas sim ‘propositivo’, ou seja, mostrando a todos tudo de bom que realizamos em nossas dioceses, paróquias e pastorais”.

Para Edite Neves, que coordena a Pascom na Diocese de Bragança Paulista e no Regional Sul 1, “comunicar com clareza, relevância e assertividade é essencial para levar a mensagem do Evangelho de forma eficaz especialmente ao trabalhar com profissionais, certamente fortalece sua missão de ser um comunicador da verdade e da fé”, lembrou ela em referência às reflexões absorvidas da 11ª edição do Seminário de Comunicação.

“Com as novas tecnologias, além dos avanços positivos, temos novos desafios. É fundamental estudarmos, qualificarmos o nosso trabalho pastoral e da Igreja no Brasil no campo da comunicação”, ressaltou o Pe. José Antônio Soares, assessor da Pascom na Diocese de Jales e na sub-região Ribeirão Preto II, sobre o encontro formativo ao afirmar que em 2024 é a terceira edição que ele participa.

Fonte: CNBB Sul 1