Pesquisar
Close this search box.

Como lucrar indulgências no Tríduo Pascal

Foto: Pixabay Imagens

Durante o Tríduo Pascal, os fiéis podem obter indulgência plenária para si próprio ou para os defuntos, seguindo as recomendações estabelecidas pela Santa Sé.

Definição de Indulgência
“A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos» (79). «A indulgência é parcial ou plenária, consoante liberta parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado» (80). «O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências […], ou aplicá-las aos defuntos» – Catecismo da Igreja Católica

Indulgências do Tríduo Sacro
Com tão grandes celebrações na Semana Santa, era de se esprar que a Igreja as ornasse com indulgências plenárias.

Cada celebração possui seus requisitos próprios, mas para todas deve-se
– Estar em estado de graça;
– Comungar;
-Rezar nas intenções do Sumo Pontífice ao menos um Pai Nosso e uma Ave-Maria

Quinta-feira Santa
Concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar com piedade estas orações (O canto do Tão Sublime Sacramento). A indulgência será plenária na quinta-feira da semana santa depois da missa da Ceia do Senhor
– Manual das Indulgências, 59

Sexta-feira Santa
Concede-se indulgência plenária ao fiel que, na sexta-feira da Paixão e Morte do Senhor, toma parte piedosamente, na adoração da Cruz da solene ação litúrgica.
– Manual das indulgências, 17

Sábado Santo
Concede-se indulgência parcial ao fiel que renovar as promessas do batismo em qualquer fórmula de uso; e ganhará indulgência plenária, se o fizer na celebração da Vigília Pascal ou no aniversário do seu batismo”
– Manual das indulgências, 70

 

Comunicação Diocesana

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp