Pesquisar
Close this search box.

Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada traça metas para o quadriênio

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou de 11 a 14 de setembro, na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília (DF), sua 27ª reunião ampliada, com a participação dos bispos referenciais dos regionais da CNBB e coordenadores/ presidentes de instituições ligadas à Comissão, como a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), o Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional,  a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB).

A proposta, segundo o assessor da Comissão, padre Guilherme Maia Jr., é que a reunião ampliada construa em conjunto um plano de ação que possa ser seguido, nos próximos quatros anos, pelos ministros ordenados, vida religiosa e a vida consagrada. “A ideia é oferecermos à Igreja uma ação que esteja conectada e embebida daquilo que nos propõe o Papa Francisco com a sinodalidade, mas aquilo também que propõe a Conferência Episcopal, de sermos comunidade de comunidades, de estarmos aonde a Igreja não consegue chegar”, disse.

Durante os dias em que estiveram reunidos, os participantes refletiram, com a assessoria de diversos convidados, sobre diferentes temáticas que dizem respeito à organização e ao plano pastoral da CNBB.

O encontro também trouxe a oportunidade de conhecimento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil à luz do processo sinodal e, ainda, uma avaliação do terceiro ano vocacional do Brasil.

O bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão, dom Ângelo Mezzari, destacou que além do aprofundamento temático, cada grupo traz sua reflexão e elabora, a partir de indicações, sugestões para os próximos quatro anos. “O momento é oportuno para levantar também diversas questões ligadas, por exemplo, ao ano vocacional, no caso da animação vocacional; aos presbíteros, com o 19º Encontro Nacional, a ser realizado em 2024, e assim por diante. Cada realidade tem a sua preocupação, cada sujeito aqui tem a sua causa”, explicou.

A troca de experiências e a comunhão, segundo o bispo referencial da Comissão Nacional de Diáconos, dom Valter Magno de Carvalho, são os pontos altos da reunião ampliada.  “Nos encontrarmos, estarmos juntos, é um momento interessante. Depois, é um momento para estarmos atentos àquilo que a Igreja hoje nos pede”, disse.

Por fim, o bispo referencial do Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque, destacou que o encontro é uma experiência bonita e de profunda comunhão e eclesialidade.

“A nossa Comissão respira a sinodalidade, porque todas as instituições trabalham em harmonia, e o nosso sonho é que a gente possa caminhar junto com as outras comissões também”, disse dom José Albuquerque.

A reunião ampliada terminou na quinta-feira, 14 de setembro, com partilhas dos bispos referenciais e coordenadores.  Dom Ângelo Mezzari fez o encerramento.

 

Fonte: cnbb.org

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp