A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe em sua sede em Brasília (DF) de 27 de fevereiro a 3 de março, a 33ª edição do Encontro de Novos Bispos, organizado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. Desta vez, o encontro reúne os 17 dos 19 bispos que foram nomeados pelo Papa Francisco a partir do segundo semestre de 2021 até o final do ano passado.
Na manhã do primeiro dia, os participantes foram apresentados à história, a forma como está organizada, a teologia e os desafios atuais da Conferência.
Quem conduziu a reflexão foram o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, e o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, que representa a entidade no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm reforçou que o objetivo do encontro é integrar os novos bispos na dinâmica e na vida da Conferência, promovendo a comunhão e a colegialidade no serviço à Igreja no Brasil.
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a celebração de abertura do encontro. Dom Walmor manifestou alegria de participar do encontro com os bispos nomeados pelo Papa Francisco recentemente.
Comunhão com irmãos
Um dos participantes, é o monsenhor Reginei José Modolo nomeado em 7 de dezembro do ano passado como bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba (PR). O reverendo faz parte do clero de Cascavel (PR) e, até então, exerceu o ministério de pároco na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel. Ele disse sentir-se bem acolhido na comunhão com os outros irmãos bispos para esta nova missão que está assumindo na Igreja no Brasil.
“Espero, neste encontro, conhecer, partilhar e estudar sobre o que é a vida de um bispo como membro da CNBB”, disse.
Fonte: CNBB