Clero diocesano e leigos se reúnem, na Catedral, para celebração da Missa dos Santos Óleos

Foto: Daniel Bleinat

Na noite de quarta-feira, 27 de março, a Diocese de Osasco celebrou a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa Crismal. A Solene Eucaristia, presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa, foi realizada na Catedral Santo Antônio, contando com a significativa participação do clero diocesano, marcada pelo momento da renovação dos compromissos sacerdotais.

A Missa dos Santos Óleos é uma das principais celebrações solenes da Semana Santa. Nesta ocasião especial, o bispo diocesano realiza a bênção dos óleos do Batismo e dos Enfermos. O rito incluiu a consagração do óleo do Crisma, simbolizando a unção do Espírito Santo sobre os fiéis. Os óleos, posteriormente, são levados em procissão, e depois distribuídos às paróquias da diocese para uso ao longo do ano litúrgico.

Em sua homilia, Dom João destacou a força do compromisso que a unção do batismo e a unção sacerdotal apresenta, tornando aquele que a recebe responsável pela missão evangelizadora e, “por tudo aquilo que o Senhor nos chama a fazer. Cada um no seu papel, neste campo de Deus que a Igreja atua, na lavoura, na messe do Senhor”.

Durante a cerimônia, o clero renovou publicamente seus votos sacerdotais diante de Dom João, reafirmando as promessas feitas no dia de sua ordenação. Esse ato também fortalece os laços de comunhão e fraternidade entre os membros do clero e toda a comunidade católica.

Ao final da celebração, o pároco Monsenhor Claudemir José apresentou aos presentes as iniciativas da Campanha dos Devotos de Santo Antônio em prol das obras da Catedral Santo Antônio, igreja mãe da diocese. “Vamos unir esforços. Creio que, se nos dedicarmos juntos, logo construiremos a nova Catedral”, motivou Monsenhor. Dom João concluiu o momento, conduzindo a assembleia na recitação da oração própria pela obra da Catedral Diocesana.

Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHBqjBiXu2

Meire Elaine – Comunicação Diocesana