Campanha da Fraternidade 2022- chegou a hora de agir!

Foto: Pixabay

Tendo percorrido o grande caminho Quaresmal, fomos convidados pela Igreja no Brasil a olhar com desejo de conversão para a Educação. Superando a “pseudo” ideia que a Campanha da Fraternidade se encerra no Domingo de Ramos, somos chamados a implantar algumas práticas na vida pessoal, familiar, pastoral e até mesmo na realidade educacional pública ou privada, até mesmo nas instituições laicas ou confessionais de Educação; iniciativas que visibilizem a conversão que experimentamos neste tempo de penitência. Sendo assim, a seguir, veremos algumas dicas provenientes do Texto-Base da CF 2022 que nos provocam a AGIR:

– Projeto de Vida: “um projeto de vida despertado pelos valores da fé e pelo compromisso com o bem comum terá incidência concreta na transformação da sociedade” (228).

– Educar para um novo humanismo: “promover a cultura do diálogo, globalizar a esperança, buscar uma verdadeira inclusão, criar redes de cooperação” (240).

– “Apoiar a formação continuada dos educadores a partir das propostas do Pacto Educativo Global do Papa Francisco envolvendo as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, redes de educação confessional e movimentos de educação comunitária”. (256)

– “Criar grupos de professores, em nível diocesano, que reflitam sobre o ensino religioso e que proponham ações”. (258)

– “Estabelecer e intensificar a ação da Pastoral da Educação e da Pastoral Universitária como serviço evangelizador da Igreja junto aos educadores e às comunidades escolares”. (261)

– “Incentivar, articular e promover ações pastorais onde pessoas com deficiências sejam integradas de forma concreta na ação evangelizadora, tais como: a pastoral dos surdos, pastoral dos cegos, PASPED (Pastoral da pessoa com deficiência), entre outros”. (262)

Por fim, em nossa Diocese de Osasco temos vivido intensamente a Campanha da Fraternidade, com uma Comissão Diocesana que se empenha para que em nossa Igreja Particular, a CF não seja uma atividade simplesmente Quaresmal, mas uma reflexão que se torna ação o Ano Todo, sobretudo sem nunca deixar de olhar para Jesus, que “fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). 

 

Padre Denis Mendes
Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp