De 26 a 28 de novembro, o clero da Diocese de Osasco participou do Curso de Atualização, realizado na Casa de Retiro de Ibaté. O encontro teve como objetivo proporcionar momentos de reflexão acerca da necessidade de adaptar os métodos pastorais às mudanças da sociedade, sem perder a essência do Evangelho.
No primeiro dia, a professora Maria Cristina Machado Domingues, Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, coordenadora de comunidade e responsável pela Plataforma IAsmin, um Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial, em parceria com empresas multinacionais de destaque e uma equipe de mais de 90 pesquisadores., conduziu a palestra sobre “Inteligência Artificial: vantagens e riscos”. O tema abordou as novas tecnologias, destacando tanto os benefícios quanto os desafios que elas impõem.
O segundo dia contou com a presença do Padre Arnaldo Rodrigues da Silva, membro do Clero da Arquidiocese do Rio de Janeiro e assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O padre refletiu sobre os impactos das transformações culturais na evangelização e as implicações éticas do uso da inteligência artificial. Destacou a importância de adaptar os métodos pastorais às mudanças da sociedade, mantendo sempre a essência do Evangelho, e refletiu sobre o uso responsável das tecnologias, com foco na dignidade humana e nos valores cristãos.
O último dia do curso, 28 de novembro, foi dedicado ao tratamento de questões pastorais, conduzido por Dom João Bosco, bispo diocesano. Durante o encontro, os padres Mauro Ferreira, Ricardo Rodrigues e Thiago Jordão, juntamente com o diácono Rafael Delanhese, apresentaram aos participantes os materiais que serão utilizados durante o Ano Jubilar de 2025, na Diocese de Osasco.
Meire Elaine – Comunicação Diocesana