Assembleia Diocesana: projeto pastoral 2023 terá centralidade na Palavra de Deus

Pe. Fernando apresentou o anteprojeto a ser aprovado pela assembleia. Foto: Felipe Gazoli | Pascom Diocesana

No dia 04 de março, na Casa de Retiro Imaculado Coração de Maria, em Ibaté/São Roque, realizou-se a Assembleia Diocesana para apresentação do projeto de Ação Evangelizadora. Durante o ano de 2023, a Diocese de Osasco trabalhará o Pilar da Palavra.

A partir das 7h, membros do clero, religiosos e religiosas, representantes das pastorais, movimentos e associações chegavam em Ibaté para participarem do encontro, cujo objetivo foi a apresentação e discussão de propostas para implantação do projeto ‘Palavra de Deus’ do 9º Plano de Ação Evangelizadora, escolhido pelo Conselho Diocesano de Pastoral para ser trabalhado ao longo deste ano.

Na abertura ocorreu a entronização da Bíblia Sagrada e a oração das Laudes. Após concluída a oração, Dom João Bosco Barbosa fez a acolhida, deixando sua mensagem de encorajamento e motivação aos presentes.

Dom João abriu o encontro com a oração das laudes. Foto: Felipe Gazoli | Pascom Diocesana

No período da manhã, Pe. Fernando Ribeiro – Coordenador Diocesano de Pastoral, fez a apresentação do Anteprojeto. Encerrando a primeira etapa, os participantes foram organizados em grupos, para um primeiro momento de escuta, onde puderam partilhar suas opiniões acerca da proposta apresentada.

A programação da tarde teve início com o momento prático da Lectio Divina, Leitura Orante da Bíblia: experiência de diálogo com Deus pela leitura, meditação, oração e contemplação da Palavra.

Segundo relatou o Pe. Ricardo Rodrigues – Secretário Diocesano de Pastoral, a Lectio Divina trata-se da primeira proposta do 9º Plano de Ação Evangelizadora para as comunidades e diversos grupos de evangelização. “A segunda proposta é a criação de escolas da Palavra, nas regiões pastorais que compõem a nossa Diocese de Osasco.”

Dando andamento às atividades do dia, a partir da síntese apresentada por Pe. Mauro Ferreira – Vice Coordenador Diocesano de Pastoral, os grupos se reuniram uma segunda vez, agora para apontar caminhos de concretização do projeto. E em seguida, aconteceu a Plenária com exposição das conclusões finais.

Os participantes reunidos em grupos apontaram meios para dinamizar a ação evangelizadora. Foto: Ir. Leticia Perez | Pascom Diocesana

O próximo passo é a formação das equipes diocesanas para que estes dois projetos, essas duas boas propostas saiam do papel, e possam ser vivenciadas por toda a diocese“, explicou Pe. Ricardo.

E agradeceu a participação de todos “os representantes das paróquias, os padres, os religiosos, os seminaristas, e também os diversos voluntários que tornaram possível a nossa assembleia diocesana.”

O encontro encerrou-se com a bênção de envio de Dom João Bosco com as seguintes palavras: “Sintam-se amparados pela mão de Deus, que os empurra para esse envio vigoroso em todas as nossas comunidades. Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe.”

Santo Antônio e São João Paulo II, padroeiros de nossa diocese, rogai por nós!

Álbuns:

Comunicação Diocesana