As arquidioceses de Maceió e Natal estão mobilizadas para auxiliar as vítimas das chuvas no Nordeste. Em Alagoas, a arquidiocese arrecada até domingo doações para a capital e cidades do interior alagoano. Já a Igreja potiguar aderiu à campanha SOS Recife e Região metropolitana.
Em Alagoas, a Arquidiocese de Maceió realiza a campanha “Ajude os desabrigados de Maceió e cidades do interior”. O objetivo é socorrer mais de 3 mil pessoas de 33 municípios alagoanos que decretaram situação de emergência, devido às fortes chuvas que atingiram o estado no fim de maio.
A Igreja está recolhendo roupas, agasalhos, cobertores, alimentos não perecíveis, água, leite, material de higiene pessoal e itens de limpeza. Os donativos podem ser entregues em qualquer uma das 60 paróquias da arquidiocese.
“O momento é difícil e estou pedindo a todos e a todas. Começaremos atendendo os desabrigados da capital, paróquias do Setor Lagoa, e atentos para a situação das paróquias do interior”, afirmou o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes.
A ação emergencial segue até o domingo (5), Solenidade de Pentecostes. Nesse dia, as doações também serão recolhidas no Ginásio do Sesi.
A Arquidiocese de Natal (RN), sensibilizada com a situação de calamidade em consequência do período chuvoso em Pernambuco, aderiu à campanha emergencial “SOS Recife e Região Metropolitana”. Até domingo (5), a Igreja potiguar está recolhendo alimentos não perecíveis que serão destinados à Arquidiocese de Olinda e Recife.
Já são 122 pessoas que morreram vítimas das consequências da chuva no Pernambuco, além de mais de 6 mil desabrigadas. A situação mais crítica é a da região metropolitana, mas ao todo 24 cidades, incluindo as da zona da mata, decretaram estado de emergência.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, esteve nesta terça-feira (31), no bairro de Jardim Monte Verde, limite da capital com Jaboatão dos Guararapes, onde mais de 20 pessoas morreram soterradas. Em entrevista à Rádio Vaticano, o religioso relatou o cenário “preocupante” depois de praticamente uma semana de chuvas intensas.
O prelado destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da população em geral que tem sido muito solidária com as vítimas.
“Estamos completamente envolvidos. No último sábado (29), lançamos uma campanha para arrecadar alimentos, material de higiene, roupas, lençóis, colchões e donativos em dinheiro, e as pessoas tem correspondido. A solidariedade tem sido muito grande”, afirmou dom Saburido.
Como ajudar?
Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem contribuir com a campanha “SOS Recife e Região Metropolitana, Solidariedade que Transforma”, que tem o apoio da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, por meio de doação financeira:
– Chave PIX 29420681000129 (CNPJ)
– Depósito na Conta: Banco do Brasil – Agência: 5740-1 – Conta Corrente: 60.691-0, em favor da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife.
Fonte: CNBB