Pesquisar
Close this search box.

ÁREA GEOGRÁFICA

A Diocese de Osasco é uma divisão territorial brasileira da Igreja Católica Apostólica Romana. É sufragânea da Arquidiocese de São Paulo. Criada em 15 de março de 1989, por bula do então Papa João Paulo II.

Abrange 13 municípios do Estado de São Paulo: Alumínio, Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Jandira, Mairinque, Osasco, São Roque, Vargem Grande Paulista e uma pequena área da cidade de São Paulo. Sua sede está no município de Osasco. 

Sua instalação ocorreu em 01 de maio de 1989, assumindo como 1º bispo Dom Francisco Manuel Vieira, que há anos se dedicava à esta Região Episcopal. Seu segundo bispo foi Dom Ercílio Turco falecido em 30 de outubro de 2019. Tem como atual bispo, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, cujo lema é “Cristo, Nossa Vitória”.

A diocese está dividida em 9 Regiões Pastorais: Santo Antônio, Bonfim, São José Operário, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Cotia, Ibiúna e São Roque. Possui 90 paróquias organizadas em mais de 500 comunidades, 177 padres entre diocesanos e religiosos e 4 diáconos (sendo três transitórios e um permanente).

O padroeiro principal da diocese é Santo Antônio de Pádua, e seu co-padroeiro São João Paulo II.