Pesquisar
Close this search box.

Despedida e Sepultamento do Pe. Alexandre Maluza

 

Pe. Antônio Motika, CR durante rito exequial. Foto: Karen Gomes | Pascom Diocesana

Neste sábado (11/02), a Paróquia São Paulo da Cruz se despediu de seu Administrador Paroquial, o Pe. Alexandre Maluza, juntamente com toda a Diocese de Osasco. No dia 29 de janeiro, ele havia celebrado missa em ação de graças pelos doze anos de vida sacerdotal. 

O corpo chegou à comunidade matriz às 6h. Ao longo da manhã, houve missas e orações em sufrágio da alma de Pe. Alexandre. A Missa Exequial, às 11h, foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm. Concelebraram o Pe. Antônio Motika, CR – Superior Provincial da Congregação de Nosso Senhor Jesus Cristo, da qual pertencia até recentemente; Monsenhor Claudemir José – vigário geral da diocese e membros do Clero de Osasco.

“Não há nada que nos ensine mais sobre a vida do que o momento da morte”, com essas palavras Dom João iniciou sua homilia. “Pe. Alexandre tendo escolhido ser religioso numa congregação que tem justamente no seu centro, no seu núcleo, a pregação e o testemunho da ressurreição, sabe ele perfeitamente e sempre viveu essa mesma palavra. E todos nós, só podemos entender nossa caminhada de fé, a partir desse fato da ressurreição que nós esperamos.”

Ao final da missa, o Provincial da Congregação realizou o Rito das Exéquias. Logo após, os familiares, amigos e paroquianos prestaram as últimas homenagens na igreja. Em seguida, o cortejo seguiu para o Cemitério Municipal Bela Vista. Momento de despedida, emoção e gratidão a Deus pela sua entrega e sua dedicação à Igreja de Cristo.

O sacerdote foi sepultado no Jazigo do Clero Diocesano, em Osasco. Pe. Alexandre Maluza faleceu em sua residência no dia 10 de fevereiro, aos 46 anos, vitima de infarto.

Jazigo do Clero Diocesano de Osasco. Foto: Iolanda Cavalcante | Pascom Diocesana

 

Biografia

Pe. Alexandre Maluza nasceu em Osasco, no dia 13 de dezembro de 1976.  Filho de Maria de Lourdes Afonso Maluza e Nicola Maluza. Sua paróquia de origem é a São Paulo da Cruz, no Jardim Santo Antônio, em Osasco.

Pertencia à Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo – CRNSJC. Fez sua profissão religiosa no dia 25 de janeiro de 2009. Sua Ordenação Diaconal ocorreu em 11 de abril de 2010, sendo ordenado sacerdote no dia 29 de janeiro de 2011. Foi vigário paroquial na Paróquia São Francisco e São Camilo Lelis, em Jundiaí – SP, depois vigário paroquial da Paróquia Santa Cecília em Resende – RJ. Após esse período, fez um pedido de licença para cuidar de sua mãe, e veio para cidade de Osasco.

Em 18 de janeiro de 2017, foi acolhido na Diocese de Osasco para uma experiência na vida diocesana. Trabalhou na Paróquia São João Batista do Jardim Rochdale, em Osasco, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Carapicuíba.

Atualmente, ocupava a função de Administrador Paroquial da Paróquia São Paulo da Cruz, sua paróquia de origem. Após expressar o desejo ao bispo diocesano Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, e tendo sido ouvido os membros do Conselho de Presbíteros, foi incardinado no clero diocesano em janeiro de 2023.

 

Assista o vídeo homenagem ao Pe. Alexandre Maluza:

Fotos:
Missa Exequial
Sepultamento

Nota de Falecimento: Falece Pe. Alexandre Maluza, aos 46 anos de idade

 

Departamento de Comunicação – Cúria Diocesana de Osasco

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp