“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça e seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho em saída missionária”, exortou dom João Francisco Salm
A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023.
Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.
Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.
No dia 19 de novembro, a partir de 16h30, acontece a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, com coletiva de imprensa e missa solene no Santuário Nacional de Aparecida.
A coletiva de imprensa, com início às 16h30, acontecerá na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, com possibilidade de participação presencial dos jornalistas, participação remota via Zoom e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e portal A12, facebook da CNBB e CRB Nacional.
Após a coletiva, a partir de 18h, Dom Salm preside a missa solene de abertura do Ano Vocacional no altar central do Santuário Nacional. A celebração terá transmissão pela TV Aparecida, TV Pai Eterno e mídias digitais da CNBB.
Subsídios
Com o objetivo de aprofundar a temática do Ano Vocacional, a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Edições CNBB, publicou o texto-base do 3º Ano Vocacional.
O subsídio foi redigido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
“Seu sentido está em favorecer que cada pessoa acolha o chamado de Jesus como Graça, de maneira que mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”.
Além do texto-base, a Comissão também preparou um subsídio catequético para crianças e adolescentes, com roteiros para encontros. O subsídio possui reflexões que são apresentadas de forma lúdica e pedagógica e conta ainda com um encarte, colorido e destacável, com jogos e atividades. O texto é ideal para educadores, pais e catequistas.
Site especial
A Comissão de Comunicação do Ano Vocacional do Brasil realizou o lançamento oficial do site do terceiro Ano Vocacional do Brasil, com uma live especial que foi transmitida no dia 20 de outubro.
No site é possível que o usuário tenha acesso a informações sobre o Ano Vocacional (história e cronologia), além de ter o conhecimento de ações que estão em sintonia com a iniciativa nas dioceses, por meio das notícias. Nele, também há um espaço dedicado aos artigos que tratam sobre o tema.
Na página é possível, ainda, fazer o download da logo, spots e fotos, bem como do hino e da oração.
Conheça o site: https://anovocacional.cnbb.org.br/
Redes sociais
Acesse o Instagram (@anovocacional) e o Facebook do Ano Vocacional (anovocacional) e tenha acesso aos cards para redes sociais, banners e informações.
Fonte: CNBB