Pesquisar
Close this search box.

Sínodo 2023 – Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão

O que é um Sínodo?

“Sínodo” significa “caminhar juntos”. Antes de acontecer o Sínodo, é necessário preparar os documentos de base para a reflexão, e para preparar tais documentos, a Igreja coloca-se em atitude de “escuta”.

“Escutar” é um dos meios para caminharmos juntos. “Escutar” primeiramente ao Espírito Santo, e também escutar uns aos outros. O objetivo da Igreja ao querer escutar, é conseguir “ler” a realidade atual com os olhos da fé e com o coração de Deus.

O agir de Jesus é que sustenta e fundamenta nossa caminhada (vida sinodal). Um processo sinodal só será realizado de forma autêntica se as Dioceses estiverem envolvidas nele. Nós pertencemos à Diocese de Osasco (Igreja Particular de Osasco) e estaremos em comunhão com toda a Igreja neste processo de Escuta.

 

Esquema do Sínodo 2023

O tema do próximo Sínodo é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. A preparação para o Sínodo será dividida em três fases:

A Primeira fase (outubro de 2021 até março de 2022) tem como finalidade consultar todo o Povo de Deus em cada diocese (Igreja Particular) sobre o tema da Assembleia do Sínodo, ou seja, nesta primeira fase a Igreja quer escutar você através de um questionário. Em nossa Diocese de Osasco serão agendadas formações em cada região pastoral para melhor explicar o Sínodo. As datas serão divulgadas nas respectivas regiões. A conclusão desta fase ocorrerá com uma Reunião pré-sinodal para preparar o resumo a ser enviado à Conferência Episcopal

A Segunda fase (setembro de 2022 até março de 2023) é chamada de Fase Continental. Reunião entre as conferências episcopais com os documentos recebidos de cada diocese

A Terceira fase (outubro de 2023) é o Sínodo em Roma baseado na escuta realizada na primeira fase e compilados na segunda fase. Perceba a beleza de nossa Igreja: Assim é que caminhamos juntos, escutando o Espírito e a realidade à nossa volta a fim de melhor discernir os próximos passos. Por isso, precisamos de você!

 

Programação

Abertura em Roma: 9 e 10 de outubro
Abertura Diocesana: 17 de outubro (Santa Missa)
Abertura nas paróquias: 24 de outubro
Primeira fase: até março de 2022
Segunda fase: setembro de 2022 a março de 2023
Terceira fase: outubro de 2023 (Sínodo em Roma)

 

Oração Oficial da Diocese de Osasco para o Sínodo

Ó Espírito Santo, estamos todos reunidos no vosso nome. Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações. Mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos “para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, para que sejamos um em Vós e nunca nos separemos da verdade. Fazei com que toda a Igreja Particular de Osasco reconheça que “Escutar” é um dos meios para caminharmos juntos.

Que possamos escutar primeiramente a Vós e também escutar uns aos outros para vermos a realidade atual com os olhos da fé e com o coração de Deus. Que nossas Regiões Pastorais, São Roque, Ibiúna, Cotia, Itapevi, Barueri, Carapicuíba, São José Operário, Bonfim, Santo Antônio, sob a intercessão dos Padroeiros de nossa Diocese, Santo Antônio e São João Paulo II, possam contribuir verdadeiramente para o caminho sinodal.

Nós o pedimos a vós, Espírito Santo, que agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Comissão Diocesana para o Sínodo 2023

 


Significados da Logomarca do Sínodo 2023, lançada pelo Vaticano 

Uma grande árvore majestosa, cheia de sabedoria e luz, atinge o céu. Sinal de profunda vitalidade e esperança, exprime a cruz de Cristo. Traz a Eucaristia, que brilha como o sol. Os ramos horizontais se abrem como mãos ou asas e sugerem, ao mesmo tempo, o Espírito Santo.

O povo de Deus não é estático: está em movimento, em referência direta à etimologia da palavra sínodo, que significa “caminhar junto”. As pessoas estão unidas pela mesma dinâmica e respiram da Árvore da Vida, a partir da qual iniciam sua jornada.

Essas 15 silhuetas resumem toda a nossa humanidade em sua diversidade de situações de vida, gerações e origens. Este aspecto é reforçado pela multiplicidade de cores vivas que são, elas próprias, sinais de alegria. Não há hierarquia entre essas pessoas que estão todas no mesmo nível: jovens, velhos, homens, mulheres, adolescentes, crianças, leigos, religiosos, pais, casais, solteiros, deficientes; o bispo e a freira não estão a frente deles, mas entre eles.

Muito naturalmente, as crianças e depois os adolescentes abrem o caminho, referindo-se as palavras de Jesus no Evangelho: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e revelastes aos pequeninos ” (Mt 11,25)

A linha de base horizontal: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” , vai da esquerda para a direita no sentido de uma marcha, sublinhando e reforçando-a, terminando com o título “Sínodo 2021-2023”: o ponto culminante que resume tudo.

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp