Antes de iniciar nosso tema e melhor compreendê-lo, quero fazer um pouco de história. Há quase 30 anos, para ser mais precisa, no ano de 1993, nós, Missionárias de Jesus Sacerdote chegávamos à Diocese de Osasco, uma Congregação mexicana e que por isso fomos conhecidas primeiramente como as “Irmãs Mexicanas”. Chegamos aqui, graças a amizade de nossa Congregação na pessoa da M. Martina Huerta Hernández, Superiora Geral e ajuda dos Freis Camilo Maccise, nessa época Superior Geral dos Carmelitas Descalços e Patrício Sciadini, que era Superior do Centro Teresiano de Espiritualidade em São Roque, que conversou com Dom Francisco Manuel Vieira, nosso então Bispo Diocesano e que com muita alegria nos acolheu em sua Diocese e nos designou ajudar na Paróquia São Francisco de Paula, em Alumínio.
Nosso objetivo de estar no Brasil é a Expansão da Congregação e a Promoção Vocacional, que aos poucos vamos logrando, através de nosso trabalho na Diocese, que é o de “formar apóstolos comprometidos com a Igreja, e a oração pela multiplicação e santificação de todos os nossos sacerdotes.”
Durante esses anos, fomos então sendo mais conhecidas como Missionárias de Jesus Sacerdote, pelo trabalho nas Paróquias e com nossos Bispos. Mas, qual é o nosso Carisma e Missão na Igreja? O que nossos Fundadores, a Serva de Deus Dolores Echeverría Esparza e o Pe. Edmundo Iturbide Reygondaud, M. Sp. S. sonharam para a nossa Congregação?
Somos uma Congregação de Direito Pontifício e nosso Carisma que é eminentemente teologal, consiste em HONRAR A JESUS CRISTO SACERDOTE, atuamos o nosso sacerdócio batismal com uma vida contemplativo-apostólica. Como Missionárias, somos enviadas a dar a conhecer o Mistério Sacerdotal de Cristo, a fomentar no Povo de Deus a vivência de seu sacerdócio batismal, a orar e nos sacrificar-nos pela multiplicação e santificação daqueles que exercem o Sacerdócio Ministerial. Expressamos tudo isso através da Educação e da Evangelização da infância e da juventude com espírito sacerdotal e estamos abertas às necessidades da Igreja. (cf. Constituições MJS nº 1).
Nosso Espírito é SACERDOTAL, ECLESIAL e MARIANO.
– SACERDOTAL: honramos o Mistério Sacerdotal de Cristo: NELE MESMO, em seus SACERDOTES e em nossos IRMÃOS, todo o povo de Deus.
– ECLESIAL: nossa missão na Igreja é ser mediadoras, vivendo nosso lema: “UT SINT UNUM” (“QUE TODOS SEJAM UM”).
– MARIANO: Maria é essencial a Cristo Sacerdote, não há Sacerdócio sem Maria.
Com Cristo somos MEDIADORAS, laço de união entre o céu e a terra: “Levar as almas à Deus e Deus às almas.” (cf. Constituições MJS nº 2).
O amor à Igreja e suas necessidades foram as inspirações para nossos Fundadores, que por meio do Espírito Santo foram encontrando “como responder” a tudo isso.
No ano, de 1938, que foi nossa Fundação, nos pegamos já falando de SACERDÓCIO BATISMAL, que é um tema que é tratado e desenvolvido pela Igreja já no ano de 1965, no Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática Lumen Gentium. Observamos a ação do Espírito Santo suscitando para nós um carisma atual, que nunca fica no passado e sim avança com nossa Igreja.
Nossa Fundadora nos diz no ano de 1963 que devemos: “AMAR À IGREJA, SENTIR COM A IGREJA, PENSAR COM A IGREJA E, SOBRETUDO, TRABALHAR PELA IGREJA”, e nos convida com grande ardor a viver o espírito sacerdotal que se resume no amor: “amor à Deus, amor à Igreja, amor a todas as almas…”
Vivemos e convidamos a todos a ter um estilo de oração Centrada na Eucaristia, que o sacrário seja sempre nosso lugar de intimidade com Jesus Sacramentado. Nossa oração Eucarística, é a participação ativa e cheia de fé na celebração da Eucaristia. Nosso fundador, o Pe. Edmundo nos diz que devemos ir para a celebração “carregadas com todas as orações do povo, com todas as lágrimas e também suas misérias e pecados. Com tudo isso, entramos na oração como comunicação incessante com Nosso Senhor”. Por isso, irmãos e irmãs, quando uma Missionária de Jesus Sacerdote participa da celebração da Eucaristia, ela intercede por você, por todas as suas intenções!
Por isso, você que pensa que nós, Missionárias de Jesus Sacerdote nos dedicamos somente à oração pelos sacerdotes, está enganado; no nosso dia a dia intercedemos também por você, por sua família. Nossa espiritualidade sacerdotal é para toda a Igreja e você é convidado a fazer parte dela através de nossa Associação de Leigos, “MISSIONÁRIOS LEIGOS DE JESUS SACERDOTE”. Nada mais é do que você leigo na Igreja dar um sentido diferente a tudo o que você já realiza na Igreja, colocando em prática o seu sacerdócio batismal (aquele que recebemos em nosso Batismo) na participação ativa na Liturgia, na oração de intercessão constante pelos sacerdotes e por todo o povo de Deus, ou seja, dar sentido real àquilo que estamos celebrando, fazê-lo vida.
Por isso, viva a espiritualidade sacerdotal, com todo o amor que você tem pela Igreja e por Jesus Cristo, que é nosso Eterno Sacerdote!
Irmã Vanessa Keli de Oliveira Alves, mjs – Missionária de Jesus Sacerdote