Com pesar comunicamos o falecimento da Irmã Mary Donzellini, MJC – Instituto das Missionárias de Jesus Crucificado.
Pela realidade que estamos vivendo a congregação comunicou que não haverá velório. Elevemos nossas orações pelo eterno descanso da Ir. Mary, que o Pai a acolha e a recompense por todo o trabalho realizado na evangelização, especialmente na catequese.
A Diocese de Osasco a recordará com carinho e gratidão pelos primórdios do trabalho de evangelização.
Manifestamos nossa comunhão, carinho, solidariedade às Missionárias de Jesus Crucificado.
.
.
* Biografia
Mary Donzellini Nascida em 02/01/1929 na cidade de Ibirapuã, município do Estado da Bahia.
Em 1947 com 18 anos ingressou na Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado. Seu carisma a Paixão do Senhor.
Participou da Paróquia São Domingos, o pregador e antes de ir para casa de repouso em Campo Limpo atuava junto com as lideranças da Comunidade Santa Maria Goretti, num trabalho social e de voluntariado chamado AME (Associação das Missionárias Externas), estes externos eram os leigos que contribuíam no trabalho social com elas da Congregação.
Fez faculdade de Ciências e Estudos Sociais e Teologia Bíblica, encerrando em 1980.
1980 – Chegou em Osasco trazendo como grande contribuição o trabalho Catequético e todo um acervo de sua autoria publicados pela Editora Paulus.
Seus livros Catequéticos organizados e numerados em cadernos Catequéticos e foram um grande contributo para o desenvolvimento da Catequese em Osasco na época que ainda éramos Região Episcopal Oeste 2.
Com a criação e instalação da Diocese de Osasco em 1989, tendo como primeiro bispo dom Francisco Manuel Vieira ela trabalhou em conjunto com a organização pastoral da Diocese estruturando as atividades Catequéticas com formações diversas para catequistas em nível diocesano e no espaço de encontro chamado Centro Catequético Diocesano (CECAD).
Neste espaço todas as regiões pastorais de nossa Diocese foram beneficiadas com seus ensinamentos e também pela equipe diocesana de formação que ela organizou.
Trabalhou-se muito o documento da CNBB n. 26 (1983) – “Catequese Renovada” e o Diretório Nacional de Catequese, documento 84 da CNBB, estes documentos nortearam toda ação Catequética da nossa Diocese em conjunto com tantos outros subsídios, encontros, Congressos Diocesanos Catequéticos.
O objetivo do trabalho Catequético trazido por irmã Mary Donzellini sempre foi o de apresentar a natureza e a finalidade da catequese, traçar os critérios de ação catequética, orientar, coordenar e estimular a atividade catequética nas diversas regiões. Estabelecer princípios bíblico-teológicos para promover e impulsionar a renovação da mentalidade catequética; orientar o planejamento e a realização da atividade catequética; coordenar as diversas iniciativas catequéticas; estimular e articular a ação catequética com as outras dimensões da pastoral.