
No dia 8 de maio de 2025, foi anunciado ao mundo o novo Papa: o cardeal Robert Francis Prevost, norte-americano, que escolheu o nome de Leão XIV. O anúncio foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, na sacada central da Basílica de São Pedro, após a tradicional fumaça branca sinalizar a decisão do conclave realizado na Capela Sistina.
Prevost é o segundo pontífice americano da história e o primeiro pertencente à Ordem de Santo Agostinho. Sua eleição acontece após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril.
Habemus Papam
A fórmula completa inclui as palavras em latim: Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam! Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum (e aqui vai o nome de batismo do eleito no acusativo), Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem (aqui vai o sobrenome do eleito não traduzido para o latim), qui sibi nomen imposuit (e aqui vai o nome pontifício, seguido pelo número ordinal, se houver). Fórmula que pode ser traduzida para o português: “Eu vos anuncio uma grande alegria: temos o Papa! É o eminentíssimo e reverendíssimo Sr., Sr. … , cardeal da Santa Igreja Romana … que escolheu o nome …”. Mas a escolha do caso latino em que o nome do Papa é anunciado não é unívoca.
Primeiras palavras e missa com os cardeais
Logo após sua apresentação aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, Leão XIV pronunciou suas primeiras palavras públicas, pedindo orações pela paz no mundo e reafirmando o desejo de ser um “servo dos servos de Deus”. Ele expressou o compromisso de seguir com fidelidade os caminhos abertos por seus predecessores e com atenção às necessidades da Igreja e da humanidade.
“Conservamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco que abençoava Roma, o Papa que, naquela manhã de Páscoa, abençoava Roma e dava a sua bênção ao mundo inteiro. Permiti-me que dê prosseguimento àquela mesma bênção: Deus nos ama, Deus vos ama a todos, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e uns com os outros, sigamos em frente! Somos discípulos de Cristo. Cristo vai à nossa frente. O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa d’Ele como ponte para poder ser alcançada por Deus e pelo seu amor. Ajudai-nos também vós e, depois, ajudai-vos uns aos outros a construir pontes, com o diálogo, o encontro, unindo-nos todos para sermos um só povo sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco!” . Leia o discurso na íntegra.
Após saudar os cerca de 100 mil pessoas, o papa eleito concedeu a Bênção Urbi et Orbi e a Indulgência Plenária. No dia seguinte à eleição, presidiu a Missa com os cardeais eleitores na Capela Sistina. Em sua homilia, o novo pontífice destacou que “o Senhor nos quer vigilantes e prontos”, e chamou os presentes a não terem medo, confiando na misericórdia e na fidelidade de Deus.
O padre Eduardo Sobrinho, membro do clero da Diocese de Osasco e colaborador da Comunicação da Cúria Diocesana, acompanhou o momento histórico e tão importante para a Igreja no Mundo:
Continuidade e primeiros atos
Em um de seus primeiros atos como pontífice, Leão XIV confirmou os chefes de Dicastérios e demais membros da Cúria Romana em seus cargos “donec aliter provideatur” — até que seja decidido o contrário. Essa medida assegura a continuidade das funções do governo central da Igreja enquanto são feitas eventuais nomeações.
Também foi anunciada a escolha de seu brasão e lema papal: “In Illo uno unum” (“Nele, todos somos um”), expressão retirada de Santo Agostinho.
Início do pontificado
Será marcado pela Missa de Início do Ministério Petrino, no domingo, 18 de maio às 10h local (5h horário de Brasília). Enquanto isso, Leão XIV já começou a receber delegações e mensagens de chefes de Estado e líderes H (religiosos, iniciando os primeiros compromissos como bispo de Roma e pastor da Igreja universal.
- Os compromissos do Papa Leão XIV para os próximos dias serão:
– Sábado, 10 de maio: Encontro com os Cardeais
– Domingo, 11 de maio, às 12h (7h – Brasil): Regina Caeli, do balcão central da Basílica de São Pedro
– Segunda-feira, 12 de maio 10h (5h- Brasil): o Encontro com a Imprensa mundial
– Sexta-feira, 16 de maio Encontro com Corpo Diplomático
– Domingo, 18 de maio 10h (5h – Brasil): Missa de início do Pontificado na Praça São Pedro
– Terça-feira, 20 de maio: Tomada de posse da Basílica de São Paulo Fora dos Muros
– Quarta-feira, 21 de maio: Primeira Audiência Geral
– Sábado, 24 de maio: Encontro com a Cúria Romana e os funcionários do Estado da Cidade do Vaticano
– Domingo, 25 de maio: Posse das Basílicas de São João de Latrão e de Santa Maria Maior
Comunicação Diocesana – com informações Vatican News