Papa Francisco morre aos 88 anos, no Vaticano

A Diocese de Osasco celebra missa em sufrágio do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21/04) às 19h30, presidida pelo bispo diocesano Dom João Bosco, na Catedral de Santo Antônio em Osasco.

Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, a Santa Sé anunciou oficialmente o falecimento do Papa Francisco. O pontífice morreu às 7h35 (horário de Roma), aos 88 anos, na Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano. Francisco liderou a Igreja Católica por quase 13 anos, marcando seu pontificado pelo testemunho de simplicidade, misericórdia e cuidado com os mais pobres e excluídos.

O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Farrell, que comunicou a morte com palavras de profundo pesar: “Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal”.

Conforme previsto no protocolo da Santa Sé, o rito de constatação da morte e o depósito do corpo no caixão será realizado ainda nesta noite, às 20h, sob a presidência do decano do Colégio Cardinalício. A cerimônia contará com a presença de familiares, autoridades eclesiásticas e membros da Direção de Saúde e Higiene do Vaticano.

A trasladação do corpo do Santo Padre para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão prestar suas homenagens, está prevista para a manhã da próxima quarta-feira, 23 de abril. Os detalhes do velório e das exéquias serão divulgados após a primeira Congregação dos Cardeais.

A Diocese de Osasco, em comunhão com toda a Igreja, manifesta seu pesar pelo falecimento do Papa Francisco e une-se em oração, confiando sua alma à misericórdia do Deus Trino.

Em mensagem de solidariedade, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo diocesano, convida todos os fiéis a rezarem pelo descanso eterno deste incansável profeta. “Rezemos pelo descanso eterno do Papa Francisco. Rezemos pela Igreja, que acaba de celebrar Cristo Vivo, para que ela siga, nos passos de Francisco, o caminho da sinodalidade, do amor aos mais pobres, da humildade e do amor.”

Descanse em paz, Papa Francisco.
“O Senhor o recompense pelo bem que fez à sua Igreja.”

 

Biografia resumida do Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Filho de imigrantes italianos, formou-se técnico químico antes de ingressar no seminário. Entrou para a Companhia de Jesus em 1958, sendo ordenado sacerdote em 1969. Com sólida formação filosófica e teológica, atuou como professor, mestre de noviços, reitor e provincial dos jesuítas na Argentina.

Em 1992, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires por São João Paulo II, tornando-se arcebispo da capital argentina em 1998 e cardeal em 2001. Conhecido por seu estilo de vida simples e compromisso com os pobres, recusou honrarias e privilégios, preferindo viver com austeridade.

Foi eleito Papa em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro pontífice jesuíta, sul-americano e com o nome Francisco. Seu pontificado ficou marcado pela defesa da justiça social, cuidado com os pobres, promoção da paz e da ecologia integral, além do incentivo ao caminho sinodal e ao diálogo inter-religioso.

Papa Francisco deixa um legado de simplicidade evangélica, proximidade pastoral e renovação missionária da Igreja.

 

Meire Elaine – Comunicação Diocesana

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp