Comunhão fraterna é reforçada na abertura pastoral em São Roque

Foto: Sandro Santos | Pascom Região São Roque

A missa que oficializou a abertura dos trabalhos pastorais na Região São Roque foi celebrada no dia 19 de fevereiro, na Igreja Matriz de São Roque, em São Roque. O evento reuniu o clero local, seminaristas, religiosos, lideranças, coordenações, membros de movimentos e pastorais presentes na região.

A celebração foi presidida por Dom João Bosco, que tem conduzido essas missas nas nove regiões da diocese. A Região São Roque foi a penúltima a realizar a abertura dos trabalhos pastorais.

No início da celebração, Dom João fez referência ao estado de saúde do Papa Francisco, destacando sua coragem e perseverança. O bispo manifestou esperança na recuperação do pontífice para que ele possa continuar sua missão na condução da Igreja e incentivou a oração pelo Santo Padre.

Em sua homilia, ele reafirmou seu compromisso de proximidade com o clero nas diferentes situações e decisões pastorais. Ressaltou o papel do bispo como ponto de unidade entre as igrejas da diocese e destacou a necessidade de renovarmos o compromisso com a missão da Igreja. Enfatizou que o diferencial cristão vai além da ajuda material aos mais necessitados, sendo fundamental a vivência da comunhão e do amor fraterno. Citou a cruz e a âncora como símbolos da esperança, relacionando essa mensagem à proposta do Ano Santo.

Pe. Eduardo agradeceu a participação significativa na celebração. Foto: Pascom Paróquia São Roque

Ao final da missa, o coordenador regional de pastoral, padre Eduardo Aparecido, expressou os agradecimentos, destacando o novo tempo vivido pela Igreja Particular de Osasco. Ressaltou que a celebração representou a comunhão de todos com os projetos pastorais que serão desenvolvidos ao longo do ano. Em seguida, apresentou os padres assessores das pastorais, movimentos e associações da região. Também incentivou as lideranças a permanecerem firmes na fé e unidas à Igreja e ao Papa.

Seguindo o protocolo estabelecido, a região pastoral recebeu um exemplar do Diretório Diocesano da Catequese. A entrega foi feita ao padre Marco Aurélio, assessor da Pastoral Bíblico-Catequética, e aos coordenadores leigos da pastoral.

Durante a celebração, Dom João também abordou a importância do tema da Campanha da Fraternidade 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral”. Destacou questões ambientais e sociais atuais e incentivou a participação nos encontros de formação promovidos nas regiões pastorais.

 

Meire Elaine – Comunicação Diocesana

Álbum: Missa de Abertura dos Trabalhos | Região São Roque

 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp