No dia 23 de novembro, realizou-se no Seminário de Ibaté, a Assembleia Diocesana voltada à dimensão sócio-caritativa. O encontro reuniu padres, diáconos, representantes paroquiais, seminaristas, coordenadores de movimentos, pastorais e serviços diocesanos, além de representantes de congregações religiosas, para refletir sobre os desafios e caminhos para fortalecer os trabalhos de caridade desenvolvidos na diocese.
A programação teve início com a Oração das Laudes, seguida pelas palavras de acolhida do bispo diocesano, Dom João Bosco, e uma reflexão conduzida pelo padre Mauro, que abordou o tema do Jubileu de 2025: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Os participantes foram divididos em grupos para discutir propostas de melhoria nos trabalhos sociais já realizados pela diocese, levantando sugestões que serão incorporadas às ações futuras. O objetivo central foi traçar estratégias para atender de forma mais efetiva os irmãos menos favorecidos, em sintonia com o tema do Ano Santo Jubilar, “Peregrinos de Esperança”.
Após a dinâmica dos grupos e o almoço, os participantes retomaram as atividades no auditório para uma plenária conduzida pelo diácono Rafael Delanhese e pelo padre Mauro, acerca do Jubileu. Durante esse momento, foram apresentadas e discutidas as propostas que nortearão as ações pastorais e sociais diocesanas ao longo do Ano Jubilar.
Dom João Bosco, em sua homilia na Solenidade de Cristo Rei, celebrada no dia 24 de novembro, destacou que considerou muito significativo o encontro com as lideranças diocesanas para a reflexão e o planejamento das ações pastorais em prol dos menos favorecidos. “Queremos ser o reino não só da glória, mas da caridade. Não só da liturgia, mas do serviço aos irmãos. Não só da mesa farta, que o Senhor nos oferece pela sua graça, mas da mesa compartilhada”.
Comunicação Diocesana