Na manhã do dia 16 de novembro, a Catedral Santo Antônio, localizada em Osasco, acolheu a Solene Celebração Eucarística, presidida por Dom João Bosco, OFM, bispo diocesano, na qual os seminaristas Augusto da Silva Barbosa, Danilo Martins da Silva, Lucas Honório da Cunha e Rafael Delanhese foram ordenados diáconos, assumindo o ministério do serviço na Igreja.
A cerimônia da ordenação marcada por momentos ricos em significado, iniciou-se com a Eleição dos Candidatos, após a proclamação do Evangelho, quando os seminaristas foram apresentados à Igreja como dignos do Ministério. Na homilia, Dom João refletiu sobre o diaconato como um ministério voltado ao serviço, destacando que, embora seja a missão de todos os cristãos, servir exige aprendizado e dedicação diária.
“Embora tenhamos como modelo Jesus Cristo, o Senhor do Universo que veio para ser servo, e não para ser servido, mesmo assim, que aprendizado difícil!”, exclamou o bispo.
Ele sublinhou a necessidade da formação permanente para fortalecer a vocação que, e relembrou ainda que desde os primeiros tempos da Igreja, os diáconos eram escolhidos para servir à mesa dos pobres. Dom João encerrou a homilia aconselhando os novos diáconos a seguirem fielmente seus lemas ministeriais, como fonte de inspiração para a missão, pois no lema escolhido reside a essência do chamado.
Após a homilia, o rito de ordenação prosseguiu com o Propósito dos Eleitos, a Imposição das Mãos e Preces de Ordenação. Em seguida, os novos diáconos foram revestidos com a estola e a dalmática, símbolos do Ministério. Receberam das mãos de Dom João o Livro dos Evangelhos, que recorda a missão de proclamar a Palavra de Deus, e por fim, foram acolhidos no clero da Diocese de Osasco.
Ao término da celebração, o neo-diácono Rafael Delanhese, em nome dos quatro ordenados, dirigiu as palavras de agradecimentos, expressando gratidão a Deus, ao bispo, aos formadores, familiares e comunidades que os acompanharam nesta caminhada vocacional.
Os neo-diáconos iniciam agora a etapa final de sua preparação para o presbiterado. Que eles sigam firmes na missão de servir a Santa Igreja, por meio do povo de Deus.
Meire Elaine – Comunicação Diocesana
Confira o álbum: Ordenação Diaconal 2024