A todos os presbíteros, diáconos e agentes de pastoral de nossas comunidades,
“Graça e paz a vós da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Ef. 1,2).
Estamos nos aproximando da Quaresma, tempo de graça e conversão! Coração que se converte é coração disposto a superar todas as formas de violência e divisões. Pensando nisso, a V Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2021 traz o tema “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2,14a).
O objetivo geral da CFE 2021 é convidar as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade.
Para aprofundarmos o tema e o lema da CFE 2021 convidamos o clero, seminaristas, religiosos (as), ministros, catequistas, bem como todos os agentes de pastorais para participarem da 1ª Semana Da Fraternidade, um novo formato de formação, que será predominantemente online, pelas redes sociais de nossa Diocese de Osasco.
A 1ª Semana da Fraternidade se dará entre os dias 08 a 12 de fevereiro, sendo que entre os dias 8 a 10 de fevereiro, às 20hs, teremos a exposição do tema da CFE e a partilha de experiências que em nossa Diocese demonstram caminhos de diálogo e fraternidade. No dia 11 de fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes, convidamos as paróquias a organizarem uma Celebração Eucarística com Benção da Saúde, pedindo pelo fim da Pandemia e nas intenções daqueles que morreram vitimados pelo Covid 19. Por fim, no dia 12 de fevereiro, as 19h30, encerraremos a 1ª Semana da Fraternidade com a Santa Missa, em nossa Catedral Diocesana.
Por fim, queremos motivar as Paróquias a se mobilizarem, mesmo dentro das restrições que este tempo nos impõe, para viverem com intensidade o período quaresmal que se aproxima com desejo sincero de conversão, sobretudo, vencendo as divisões e estimulando a comunhão e a fraternidade, como nos propõe a CFE 2021.
- O evento será acessível em libras!
Com fraterno abraço,
Dom João Bosco Barbosa de Sousa, OFM
Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade