Casa de Retiro de Ibaté acolhe atendentes paroquiais em encontro diocesano

Nesta terça-feira. dia 24 de setembro, foi realizado o Encontro Diocesano de Atendentes Paroquiais na Casa de Retiro Imaculado Coração de Maria, também conhecida como Seminário de Ibaté. O encontro promovido pela Chancelaria e organizado em parceria com a Comunicação Diocesana, reuniu funcionários e voluntários das 90 paróquias da diocese.

A acolhida aos atendentes aconteceu à partir das 8h, seguida do café da manhã. A oração que deu início ao encontro foi conduzida pelo seminarista Rafael Delanhese.

Dom João Bosco, bispo diocesano, deu as boas-vindas aos participantes e abriu oficialmente o encontro com uma reflexão sobre o papel dos atendentes paroquiais. Em seguida, o Pe. Marcos Funchal, vigário judicial, falou a respeito da fundamentação teológica do Sacramento do Matrimônio.

Após um breve intervalo, o Pe. Odair José, chanceler do bispado, abordou as questões práticas relacionadas ao sacramento.

O encontro contou ainda com a participação de José Júnior, assessor para assuntos religiosos da Prefeitura de Osasco, que apresentou orientações práticas acerca dos procedimentos para a emissão de documentos, como a expedição de ofícios de solicitação aos órgãos públicos.

Durante a tarde, o Pe. Fernando Ribeiro, coordenador diocesano de pastoral, conduziu uma palestra sobre a espiritualidade do atendente paroquial.

Os atendentes também desfrutaram de um momento de descontração e convivência.. O evento foi concluído com a Santa Missa, presidida por Dom João Bosco.

Meire Elaine  – Comunicação Diocesana
Álbum completo: Encontro Diocesano de Atendentes Paroquiais | Ibaté