Região Santo Antônio promove tarde de espiritualidade para equipes de Liturgia

O encontro formativo reuniu membros da Liturgia das 10 paróquias que compõe a região. Foto: Pascom Catedral

Região Santo Antônio realiza Tarde de Espiritualidade com o tema “Pai Nosso que estais nos céus – As sete petições da Oração do Senhor. Reflexão aconteceu no último domingo, dia 15 de setembro, e foi ministrada pelo Padre Fernando Ribeiro.

No último domingo, 15 de setembro, agentes de pastoral da Região Santo Antônio se reuniram no Salão de Atos da Curia Diocesana de Osasco para refletirem sobre o tema “Pai Nosso que estais nos céus – As sete petições da Oração do Senhor”, pelo ano de oração em preparação ao Jubileu de 2025.

Na ocasião, o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Fernando Ribeiro, pontuou nas Sagradas Escrituras onde está a oração que o próprio Jesus nos ensina, lembrando que Ele mesmo diz que para falarmos com o Pai não é necessário usarmos muitas palavras, uma vez que Ele conhece nossos desejos e necessidades mais profundas.

O sacerdote introduziu o encontrou pontuando sobre São Mateus e São Lucas, evangelistas que apresentam a oração em seus relatos, e reforçou que o Pai Nosso é nossa via para lembramos que Deus é nosso Pai, e que Ele habita ‘nos céus’ por não estar em um lugar físico fixo. Os céus, neste caso, complementa Padre Fernando, são os corações dos justos nos quais Deus mora.

Padre Fernando reforça, ainda, que as petições desta santa oração são um exercício para educarmos a nossa vontade, a fim de que esta se transforme na vontade de Deus. O sacerdote cita Santos doutores da Igreja, como Santo Agostinho, Santo Antão, Santa Teresa de Jesus e Santa Teresinha, que reforçam a necessidade da oração para a vida do Cristão, uma vez que por meio dela é que teremos a conversão necessária que nos levará à intimidade com a Trindade e ao centro de nós mesmos, lugar onde Deus habita.

Após a formação, os participantes se dirigiram à Catedral Santo Antônio para a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, conduzidas pelo padre Vinicius Soares, assessor eclesiástico da Pastoral Litúrgica, seguida da Santa Missa, presidida pelo padre Marcos Martiniano, vigário da Catedral.

Erica Cristine – Pascom Paróquia N. Sra. Aparecida (Jaguaribe)