Pesquisar
Close this search box.

Espiritualidade: Sacramento do Crisma ou Confirmação

Caros irmãos e irmãs estamos refletindo estes meses sobre os sete sacramentos da nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Mês passado falamos sobre o Batismo, o primeiro de todos os sacramentos, e hoje, damos continuidade falando justamente de um outro sacramento que tem seu sentido estritamente ligado ao primeiro sacramento, ou seja a Confirmação ou Crisma. 

Como o próprio nome fala é a confirmação do desejo de ser membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles compromissos assumidos no batismo que nossos pais e padrinhos fizeram por nós, e que agora, depois de atingir a “idade da razão”, a pessoa mesma os confirma, por isso Confirmação do Batismo.

Na Confirmação do Batismo ou Crisma o batizado reafirma sua fé em Cristo, faz sua profissão de fé em Deus e renuncia a tudo que o separe deste propósito, renuncia ao demônio e suas obras. É ungido durante a cerimônia, recebendo o Espírito Santo pela imposição das mãos e por meio da unção  feita pelo Bispo ou padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa, respondendo as perguntas feitas pelo Bispo diante de todo o povo da assembléia.

A Confirmação do batismo ou Crisma como o batismo só precisa ser recebido uma vez, isso é o que a Igreja chama de sacramento indelével, portanto, que imprime caráter e por isso não precisa ser recebido frequentemente como outros sacramentos que veremos. 

É muito importante observarmos que os sete sacramentos tocam todas as fases e momentos importantes da vida do cristão: estão presentes desde o nascimento e se prolongam e perpassam todas as etapas da vida humana, dando um “toque”  ou sentido  sobrenatural a toda a vida dos homens e mulheres. Da infância à vida adulta e desta à hora de nossa morte temos a presença e o auxílio de Nosso Senhor Jesus Cristo junto a nós através dos sacramentos instituídos por Jesus Cristo e deixados aos apóstolos.

Os apóstolos Pedro e João, enviados a Samaria, “punham as mãos sobre os que tinham sido batizados”, e recebiam estes o Espírito Santo (At 8, 12-17). Do mesmo modo, S. Paulo, em Éfeso, batizou, em nome de Jesus Cristo, discípulos de João e a “eles impôs as mãos, para que o Espírito Santo baixasse sobre eles” (At 19, 1-6). 

O livro dos Atos dos Apóstolos é o grande apoio de confirmação deste sacramento nas Sagradas Escrituras, pois lá, de fato, encontramos passagens como estas que citamos acima, onde os apóstolos punham as mãos sobre pessoas já batizadas para que recebessem o Espírito Santo. Isso só prova o que falamos, que este sacramento é a confirmação do Batismo.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp