Continuando nossa saga vamos refletir sobre os benefícios de ser justo.
Uma sociedade onde todos se apoiam na lei e nos juízes está fadada ao fracasso, pois a sabedoria popular, mais conhecidas como a sabedoria de nossos avós, nos ensina que quem anda “direito”, quem faz tudo certo, estes não precisam da lei, pois apenas os mesquinhos e desprezíveis, àqueles que não sabem ordenar sua vida de modo correto precisam de um juiz, mesmo porque para as coisas boas e corretas não há lei, ok?
Contudo como guardar a justiça mesmo na dor? Sabemos que quem é educado no amor, que é o próprio Deus, nos valores Cristãos e no seio de uma família na qual o respeito é um bem maior, este não abandona a justiça e a moral, este tem sabedoria, coragem e temperança (moderação), ou seja, a base de tudo é a educação desde a mais tenra idade!!! Então podemos concluir que uma pessoa educada nos valores Cristãos, nos valores do amor e da harmonia ajudará a formar uma sociedade JUSTA!!!
Uma educação apropriada desde criança forma o caráter de um homem, com opinião indelével, reta, que não pode ser apagada pelos prazeres momentâneos, pois é uma consciência baseada em princípios e estes princípios não são apagados pela dor, nem mesmo pelo desejo, pois seu coração está inebriado de amor verdadeiro.
Ao observar uma criança, ela tem cólera, raiva e o que faz a diferença? A boa Educação, que a molda para que aprenda a lidar com seus instintos e no lugar os tempera com a razão. Somente a Educação forma um homem justo, ela é necessária para se formar uma sociedade mais compreensiva, mais amorosa, mais cristã, ou seja, mais justa.
Por isso cada cidadão deve fazer a sua parte, colocar em ordem desde seus problemas domésticos até chegar, por fim, nos relacionamentos interpessoais, ou seja, cada um deve assumir suas responsabilidades mais simples e somente assim, vivendo em ordem, poderá contribuir com uma sociedade melhor, esta ordem forma um caráter forte e deste modo a justiça é colocada dentro desta pessoa de maneira natural e gradativa, não dando espaço para a desordem que origina a injustiça, a intemperança, a covardia, enfim todos os vícios.
Diante de tudo para que a JUSTIÇA seja alcançada, precisamos, acima de tudo, buscar proteger os valores cristãos, principalmente os valores da FAMÍLIA, pois é ela que forma o homem justo, um a um, passo a passo, desde a mais tenra idade. Que filho, mesmo com 100 anos, não respeita os ensinamentos de seus pais?
Forte abraço meus caros…Nos encontramos mês que vem!!!
Emílio