Pesquisar
Close this search box.

Dom João consagra trabalhos pastorais à Nossa Senhora, durante Romaria Diocesana em Aparecida

A Diocese de Osasco realizou no sábado, 06 de maio, a 19ª Romaria ao Santuário Nacional Aparecida, em ação de graças pelo 34º aniversário de instalação. Além dos padres, diáconos, religiosos e seminaristas, a romaria mobilizou mais de 300 ônibus, cerca de 15.000 fiéis advindos das 90 paróquias que compõem o território diocesano

A concentração aconteceu na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, a partir das 7h, onde os romeiros participaram de um momento de oração, antes de se dirigirem ao Santuário para a Santa Missa das 9h, presidida pelo bispo de Osasco Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm. 

Em sua homilia, Dom João percorreu os ensinamentos deixados por Jesus acerca da importância da confiança em Deus como combustível para a missão. E destacou 3 palavras fundamentais no caminho da fé: ver, conhecer e acreditar.

”Elas resumem, talvez, toda a trajetória pascal que nós fizemos nestes dias, porque  primeiro Jesus mostrou-se vivo, os discípulos viram. Depois eles começaram a conhecer Jesus ressuscitado nas suas suas manifestações, e por fim, Jesus despertou em seus corações o crer, que é a porta para chegar até o grande presente que Ele nos dá, que é a grande intimidade com o Pai”, explicou. 

Padres entraram em procissão na concentração, representando as 9 Regiões Pastorais da diocese.

Ao final da Celebração, Dom João consagrou à Mãe Aparecida o projeto diocesano que começa a dar os primeiros passos com a Equipe de Animação Bíblica da Pastoral, formada a partir do processo de Escuta na Assembleia Diocesana, realizada no mês de março. A equipe tem a missão de articular a Ação Evangelizadora durante o ano de 2023.

“Nós temos já a equipe diocesana formada, nós temos já um projeto de formação bíblica para toda a diocese. E é preciso que cada um de nós, eu peço que especialmente aos que estão aqui e aos que estão acompanhando pela Rede Aparecida, que nós nos dediquemos inteiramente a este projeto, hoje consagrado à Maria Santíssima, nossa Mãe Aparecida”. 

O bispo fez um outro apelo aos diocesanos de Osasco, em virtude do 3º Ano Vocacional vivenciado no Brasil: “Vamos consagrar a ela (Maria) neste ano vocacional, os nossos seminaristas, os nossos formadores, os nossos benfeitores do Seminário São José, o nosso Propedêutico Santo Antônio, para que todos nós tenhamos este olhar carinhoso de Maria aos nossos vocacionados”.   

A 19ª Romaria Diocesana foi motivada pelo tema “Diocese de Osasco – Palavra e Missão”, tendo como lema “E a Palavra habitou entre nós” (Jo1,14).

 

Sobre a diocese

A Diocese de Osasco abrange 13 municípios do Estado de São Paulo. Sua sede está na cidade de Osasco. É sufragânea da Arquidiocese de São Paulo. Criada em 15 de março de 1989, por bula do então Papa João Paulo II. Sua instalação ocorreu em 01 de maio de 1989, assumindo como 1º bispo  Dom Francisco Manuel Vieira, que há anos se dedicava à esta Região Episcopal.

Seu segundo bispo foi Dom Ercílio Turco, falecido em 30 de outubro de 2019. Tem como bispo atual, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, cujo lema é “Cristo, Nossa Vitória”.

A diocese está dividida em 9 Regiões Pastorais: Santo Antônio, Bonfim, São José Operário, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Cotia, Ibiúna e São Roque. Possui 90 paróquias organizadas em mais de 500 comunidades, 177 padres entre diocesanos e religiosos e 4 diáconos (sendo três transitórios e um permanente).  O padroeiro principal da diocese é Santo Antônio de Pádua, e seu co-padroeiro São João Paulo II.

Milhares de romeiros rezaram com muita fé e alegria à Mãe Aparecida.

 

Confira mais fotos acessando:
Concentração Dom Aloísio https://flic.kr/s/aHBqjADoxc
Santa Missa https://flic.kr/s/aHBqjACVPt

 

Comunicação Diocesana 

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp