Pesquisar
Close this search box.

As aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos

Imagem: Fotografia Religiosa

Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus. O termo Fátima faz referência à cidade de Fátima, local onde ocorreu a aparição, que fica a 130 km de Lisboa, capital de Portugal. Em 1917, na cidade de Fátima (Portugal), três crianças: Lucia de Jesus Santos (10 anos), seus primos Francisco Martos (9) e Jacinta Martos  (7), tiveram a primeira visão de Nossa Senhora.

Os pastorinhos a descreveram com a aparência de 18 anos, rodeada de claridade fulgurante: seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto, sobrenatural e divino, estava sereno e grave com uma sombra de tristeza. Nossa Senhora disse às crianças que rezassem o terço todos os dias para alcançarem a paz e o fim da guerra.

Nas mãos, a Mãe de Jesus trazia uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas. De seu corpo, especialmente do rosto, irradiavam feixes de luz, era de uma beleza incomparavelmente superior a qualquer beleza humana.

As aparições de Nossa Senhora de Fátima se repetiriam no dia 13 de cada mês até outubro e, durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora. À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar.

 

O dia 13 e o local das aparições

No dia 13 de maio, celebramos o dia de Nossa Senhora de Fátima. Essa devoção foi caracterizada por aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês.

As crianças assistiram, então, a mais aparições no mesmo local em 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro. Em agosto, a aparição ocorreu no dia 19, no sítio dos Valinhos, cerca de 500 metros do lugar de Aljustrel, porque as crianças tinham sido presas e levadas para Vila Nova de Ourém.

Em 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 70 mil pessoas, Nossa Senhora disse aos pastorinhos: “Eu sou a Senhora do Rosário”.

Cada criança tinha uma relação com a mãe de Jesus: Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima; Francisco só via, mas não ouvia os diálogos; e Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora em nenhuma das aparições.

 

O Milagre

Na sexta aparição (13 de outubro), quando Nossa Senhora se levantava para ir embora, o sol apareceu entre as nuvens como um grande disco prateado brilhando muito, mas sem cegar as pessoas. Começou a girar vertiginosamente e suas bordas tornaram-se avermelhadas, espalhando raios de fogo, de modo que sua luz refletia nas pessoas, nas árvores. Além disso, foi vista em até quarenta quilômetros de distância do local das aparições.

Por três vezes o sol girou e  precipitou-se sobre a terra. Todos, com grande medo, pediam perdão a Deus. O milagre durou cerca de dez minutos. A partir desses acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora de Fátima aumentou, difundiu-se para o mundo todo e, hoje, em seu enorme santuário, todos os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações.

 

Santuário de Fátima

Atendendo ao pedido de Nossa Senhora feito na sua última aparição (13 de outubro), no ano de 1919 foi erguida a Capelinha das Aparições no local exato onde os pastorinhos afirmaram ter visto a Virgem Maria. Em 1928, foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, que ficou pronto em 1953. Em 13 de Maio de 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi coroada canonicamente pelo Cardeal Masella, legado pontifício.

Devoção no Brasil

No dia 13 de maio de 2008, foi inaugurada, em Fortaleza, no Estado do Ceará, a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo. A estátua tem 15 metros de altura.

No dia 28 de maio de 2011, foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro, um santuário localizado no bairro do Recreio dos Bandeirantes, composto por uma réplica da famosa Capelinha das Aparições.

Nossa Senhora de Fátima é, ainda, a padroeira do time de futebol Sport Club do Recife.

Oração que Nossa Senhora de Fátima ensinou e rezamos até hoje

A mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento. Em uma das aparições, Nossa Senhora ensinou uma oração que foi acrescentada ao Rosário. Nossa Senhora disse:

“Quando rezarem o terço, digam após cada mistério: ‘Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem’”.

 

Fonte: Comunidade Shalom

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp