
90 mil peregrinos da esperança e suas famílias estiveram em Aparecida (SP) para agradecer e fazer seus pedidos para a Mãe do Rosário interceder a Cristo na 17ª Romaria do Terço dos Homens, a maior romaria do Santuário Nacional.
Na página da romaria você confere como foram os momentos especiais (missas, Terço Solene, shows, formações) que cada integrante, coordenador e diretores espirituais dos grupos tiveram durante os três dias do grande encontro.
Os homens se uniram, almas foram transformadas e mais preces foram feitas pelos devotos presentes na romaria, levando a sério o tema deste ano “Terço dos Homens: somos peregrinos da esperança” e o lema: “Fortes na fé, alegres na esperança” (Rm 12,12), assim nos reunimos pela oração do Santo Rosário para viver com fé a oportunidade de celebrar com mais profundidade o Ano Jubilar Ordinário de 2025.
Nós do A12 listamos cinco importantes ensinamentos que cada homem do terço irá levar para suas famílias e comunidades, depois dos três dias da 17ª Romaria.
O valor da Esperança que nunca nos decepciona
O Papa Francisco, inspirado por Deus, aborda a esperança para este Jubileu Ordinário da Igreja Católica, e o Terço dos Homens é uma grande ferramenta para promover isso. Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, ressalta que, a partir do Rosário, somos peregrinos ao colocar nosso pé na estrada da igreja para chegarmos ao Céu, nossa Grande Esperança.
“Esta virtude não nos deixa parados e desiludidos! A esperança é aquela virtude que nos põe de pé! Quando às vezes alguma coisa quer nos derrubar, quando encontramos algum sofrimento, algum problema, às vezes até perseguição ou uma tentação, vem do céu a virtude da esperança, que nos põe de pé e diz que tudo pode acontecer com a força do céu, com a força de Deus!”
Assim como nos ensinou Dom Gil, ao sermos orantes e confiantes na intercessão da Mãe, somos peregrinos da Esperança! Nós celebramos nossa fé com fervor e gratidão, nascida em um coração sincero. A Palavra, a união, a fé e a fraternidade devem nos encantar e nos fazer profetas da esperança em nossos dias atuais.

Maria é modelo da Esperança
Nossa Senhora, que conviveu de forma íntima com São José e Jesus, sabe da importância do valor da oração do homem diante de Deus, como também conhece o alcance de cada súplica masculina, pois ela sempre foi uma portadora da Esperança!
“Nas Bodas de Caná, essa mulher estava presente e Jesus estava. A família estava no desespero, pois o vinho tinha acabado, e viu aquela senhora despertar a esperança e ir ao filho e dizer a Ele o problema da família e o problema ser resolvido. A palavra que ela diz aos serventes é esta que ela diz a todos nós: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’ (Jo 2,5). Se a gente fizer tudo o que Jesus nos diz, a esperança estará sempre renovada no nosso coração”, nos ensina Dom Gil.
O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também deixa claro que Maria é sinal da Esperança: mestra da escuta da Palavra, ela traduz em atitudes a sua experiência de intimidade com o Senhor.
“A primeira bem-aventurada! Nossa Senhora, bendita és tu que acreditastes! Essa graça que nós, marianos, temos em sua intercessão, nos deixa ser pessoas de fé! Os homens do terço são homens de fé, por isso são felizes. E nós, nesse caminho da fé que é o caminho da felicidade, faremos essa experiência do que é ser filho de Deus!”.
O Terço como instrumento de esperança para muitos homens
O ato de orar é ter a certeza na esperança no Senhor! O terço é uma grande oportunidade para que, pela intercessão de Nossa Senhora, os homens possam retornar ao seio da Igreja, perdoar suas famílias e voltar a amar.
Dom Gil diz que o Terço dos Homens renova a fé e fortalece a Igreja dentro dos lares:
“O Terço dos Homens não é apenas um chamado à oração, mas um instrumento poderoso de evangelização, capaz de transformar vidas e fortalecer a Igreja. Cada homem que se entrega à oração do Santo Terço leva consigo uma missão dentro de sua casa, tornando-se exemplo de fé para seus filhos e esposas”.
Outra demonstração de como o terço é importante para a fé dos homens está no testemunho do devoto mineiro Antônio Costa, de 77 anos, que falou para o A12 da felicidade em fazer parte do movimento:
“Tive uma transformação muito grande! Dentro da convivência com a minha esposa, dentro do que fui buscar em minha espiritualidade do Terço, me deu uma unidade tão forte para vencer os empecilhos da vida, que sempre temos, e a gente consegue isso dentro da oração e ainda mais estando aqui na Casa da Mãe Aparecida”.
Homens do Terço: Missionários do Rosário
Um dos pontos mais abordados durante a romaria foi o convite ao discipulado feito para cada integrante do Terço, que esta importante missão começa em casa, com suas famílias e iniciar o anúncio da obra da salvação realizada pelo Senhor.
Além disso, Dom Orlando ressaltou a solidariedade dentro da missão de cada homem do terço.
“O terço faz a gente se levantar, sim, para irmos às casas também. E porque somos homens do terço, somos homens da caridade, do servir a Deus servindo os irmãos e irmãs. Eu fico tão feliz quando vejo vocês alegres, caminhando para as casas, nas praças, nos hospitais, em tantas obras de caridade! Vocês vão também com o coração, que move vossos pés, porque são pés que também são peregrinos da Esperança”.
Na Missa de Encerramento da Romaria, no último domingo (16), o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., orientou aos membros do Terço a permanecerem unidos às suas paróquias, participando da vida missionária para cativar ainda mais homens ao movimento.
“Em nome dos Missionários Redentoristas e em nome do Santuário Nacional, gostaria de agradecer a você, homem do terço, pela sua simplicidade, pelo seu testemunho de socorro aos pobres, pelo seu testemunho de oração! Somos homens de Deus, somos homens do terço, somos homens da Igreja e amamos Nossa Senhora”.
“Não tenho como dizer; são muitas graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora através do Terço dos Homens! Jesus e Nossa Senhora sabem do valor ao ajudar uma pessoa, um companheiro que já saiu do alcoolismo, das drogas. Incentivamos muito para que continuem firmes em oração conosco a partir do grupo do terço”.

Terço dos Homens traz a alegria em ser de Deus
“Não vejo nenhum homem triste por participar do terço; [são] alegres, fervorosos, animados, cheios de esperança, que é fruto desta poderosa oração”.
Dom Orlando Brandes destacou algo importante, que realmente é verdadeiro ao conviver e conversar com os Homens do Terço de todo o Brasil que estiveram aqui em Aparecida. A alegria em estar na Casa da Mãe, em agradecer pelo nascimento de novos grupos, pela perseverança do movimento, mesmo em tempos tão difíceis que vivemos, como a pandemia, e que a cada romaria, a fé em Jesus pela intercessão de Nossa Senhora foi sendo reavivada. Cada encontro semanal em suas paróquias nos mostrou isso.
Um dos testemunhos que marcam essa alegria pela conversão é de Josemar Lima, do grupo do Terço de Jacareí (SP), que no passado não queria saber da Igreja. Ele tinha o vício do álcool e do cigarro e foi libertado pela ação de Deus, sob a intercessão de Maria.
“Em 2010, fui diagnosticado com câncer de garganta. Certa noite eu pedi a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e fiz uma súplica: ‘Mãe, coloca uma gota do seu leite, que amamentou seu filho Jesus, na minha garganta, eu tenho certeza que serei curado’. Treze dias depois, fui chamado para realizar novos exames e para surpresa dos médicos, não havia mais nenhum caroço na minha garganta. Recebi alta e no dia seguinte um rapaz foi até minha casa para me convidar para ajudar na formação de um grupo do terço dos homens na Paróquia. Esse grupo foi criado há 14 anos e eu continuo na coordenação até hoje”.
A partir destes registros de superação e conversão, convidamos você e seu grupo a acessar a12.com/terçodoshomens. para que esta chama da fé nunca se apague.
E em 2026, um novo encontro está marcado. A 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens será nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no Santuário Nacional, para momentos de oração, espiritualidade e fraternidade, promovendo a devoção mariana e o fortalecimento da caminhada cristã.
Texto reprodução: Alberto Andrade | A12.com