30ª Semana Catequética começa dia 04 de julho

Os sacramentos de cura na missão da Igreja hoje
04 a 08 de Julho de 2022

“A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores; e nós pensávamos fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado. Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura” (Is 53,4-5).

Logo Bíblico-Catequética

Estimados irmãos no sacerdócio ministerial,
Prezados catequistas de nossa Igreja Particular de Osasco,

Aproximando-se o mês de Julho, o nosso pensamento volta-se à costumeira realização da Semana Bíblico-Catequética que, neste ano de 2022, celebra a sua 30ª edição. Sabemos que, dentro da história de nossa Igreja Particular, este tradicional evento tem um especial lugar consolidado. Mesmo diante dos momentos críticos da pandemia enfrentados ao longo dos dois últimos anos, a perseverança e a motivação de nossos catequistas testemunhou à nossa Diocese a força e o dinamismo do Espírito de Deus: por diferentes meios, a evangelização e a iniciação à vida cristã não pararam, mas encontraram novas alternativas para chegar ao coração dos fieis.

Em 2020, a Semana Bíblico-Catequética transcorreu-se por completo de forma virtual, transmitida pelas redes sociais diocesanas, em decorrência das diversas modificações trazidas pela pandemia da Covid-19. No ano passado, à luz da encíclica Dominum et vivificantem, já retomamos as formações desta semana a nível paroquial. Neste ano de 2022, escutando os presbíteros e as coordenações de catequese das nove regiões, retomamos a Semana Bíblico-Catequética a nível regional, onde uma paróquia por região acolherá os participantes durante os cinco dias. Apenas a conclusão acontecerá em âmbito diocesano, na Catedral, com Missa presidida por Dom João Bosco.

Tendo concluído o estudo acerca dos Sacramentos de Iniciação à Vida Cristã, a temática proposta para este são os Sacramentos de Cura (Penitência/Reconciliação e Unção dos Enfermos) e a presença de Deus junto à miséria do ser humano, tomando como texto-base, num primeiro momento, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Reconciliatio et Paenitentia (Reconciliação e Penitência), promulgada a 02 de dezembro de 1984. “Falar de Reconciliação e Penitência, para os homens e mulheres do nosso tempo, é convidá-los a reencontrar, traduzidas na sua linguagem, as próprias palavras com que o nosso Salvador e Mestre Jesus Cristo quis iniciar a sua pregação: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Nesse ínterim, a temática vai de encontro aos anseios e colocações do Papa Francisco, que, desde o início de seu pontificado, conduz a Igreja a olhar o sacramento da Reconciliação sob a ótica da alegria: “no centro do Sacramento da Penitência não estou mais eu, humilhado com uma lista de pecados – talvez sempre os mesmos – para serem recontados com dificuldade ao sacerdote. No centro está o encontro com Deus que acolhe, abraça, perdoa e eleva” (Papa Francisco).

O Senhor Jesus Cristo, médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramente da Penitência e o da Unção dos enfermos (CIC, 1421). Hoje, à luz do contexto pastoral pós-pandemia, numa sociedade ferida em diversos âmbitos, faz-se mais do que necessário revisitar e redescobrir a profundidade destes sacramentos.

Que esta 30ª Semana Bíblico-Catequética da Diocese de Osasco seja forte ocasião para aprofundamento e renovação aos nossos catequistas, chamados por Cristo, Médico dos médicos, a fazer ecoar sua voz aos homens e mulheres de hoje. Por intercessão de Santo Antônio e São João Paulo II, o Senhor nos abençoe e fortaleça.