De 13 a 21 de julho de 2024, 35 pessoas entre crianças, adolescentes, assessores, presbíteros e pais representantes de 8 dioceses (São Miguel Paulista, Osasco, Franca, Marília, Santos, Jundiaí, São João da Boa Vista e Limeira) e 2 arquidioceses (Ribeirão Preto e Campinas) do estado de São Paulo, realizaram a primeira experiência missionária além-fronteiras da IAM, sendo realizada e acolhida pela Diocese de Registro (SP). Em sintonia com a 12° Jornada Nacional da IAM, o tema desta experiência missionária foi: IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo e o lema: Ide Convidai a Todos para o Banquete! Esta iniciativa foi idealizada pela coordenação estadual da IAM em 2023, onde foi elaborado um projeto e a partir de então iniciou a preparação para esta atividade missionária, com apoio e a participação do assessor eclesiástico para Obra da IAM no Regional Sul 1, padre Isaías Daniel do clero da diocese de Limeira.
Segundo o coordenador Estadual da Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1, Rodinei Célio de Andrade, o objetivo geral do projeto foi proporcionar às crianças e adolescentes da IAM uma experiência concreta da missão além-fronteiras, expandindo a experiência missionária para além de seu próprio grupo da IAM e dos espaços da comunidade local. Essa preparação durou um ano, onde foram realizados encontros online com momentos de formação, e integração do grupo, preparando assim os participantes do projeto, comenta Rodinei. Um dos critérios estabelecidos para a participação das crianças e adolescentes, foi ser membro da IAM há mais de um ano e ter realizado a sua consagração a obra.
Para a realização dessa semana missionária, foi preparada uma programação visando proporcionar aos participantes a experiência de conhecer a realidade e cultura existente na diocese, sendo que nesta programação contou com a visita a uma aldeia indígena, na cidade de Sete Barras (SP); em um quilombo na cidade de Eldorado (SP), e realização de visitas missionárias (porta a porta) em três paróquias na cidade de Registro, e momento de integração dos missionários e missionários com as comunidades locais que os receberam, com a participação de terços missionários, participação de celebrações eucarísticas e partilhas com testemunhos da vivência desta experiência missionária pelas crianças e adolescentes. No dia 20, os missionários foram conhecer a cidade de Ilha Comprida e Iguape, onde realizaram na praça do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape o “Bate Latas missionário”, divulgando a Obra da IAM e ao final fizeram uma partilha entre eles. Encerrando as atividades do dia, os missionários participaram da celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC sendo esta missa transmitida pela TV Gazeta às 18h. Ao final da missa o coordenador Estadual da IAM, Rodinei, Pe. Isaias Daniel, assessor eclesiástico para IAM no regional transmitiram uma mensagem e a adolescente Heloisa Cordeiro Silva, da diocese de Jundiaí, partilhou o seu testemunho da experiência missionária realizada.
Para o adolescente João Vitor Prado, IAM da diocese de São João da Boa Vista, compartilha: “Minha experiência na primeira atividade missionária da IAM do estado de São Paulo, em Registro, foi simplesmente incrível. A palavra que, para mim, resume, é gratidão. Gratidão por todos os ensinamentos, por todos os momentos (tanto de trabalho missionário quanto de descontração), por todos os laços construídos, por todos os momentos de orações, por tudo. Entrar em contato com outra realidade foi um grande aprendizado e um momento que sempre lembrarei! Durante a missão, tivemos a oportunidade de conhecer outras cidades, históricas e turísticas, conhecendo e aprendendo sobre o passado do nosso país. Conhecemos também uma aldeia indígena e uma comunidade quilombola, na qual fomos muito bem recebidos, e saímos com muitos ensinamentos. Essa também é uma marca que carregarei comigo dessa semana missionária realizada”.
Já para adolescente Mariana Capoano Augusto, da Arquidiocese de Ribeirão Preto, que participa da IAM desde os 3 anos, e hoje com 12 anos,partilha que “essa foi a primeira missão longe da minha cidade e eu gostei bastante.Foi uma das melhores experiências que já tive. Visitamos um quilombo, uma aldeia indígena; fizemos missão porta a porta e várias outras coisas incríveis.Eu aprendi muito, inclusive a ser mais grata com o que tenho, pois percebi que muitas vezes as pessoas que têm menos condição são mais gratas e felizes, além de terem nos recebido de coração aberto”.
Essa experiência missionária foi acolhida pela Diocese de Registro, onde fez parte da celebração do Jubileu de ouro desta diocese, que teve abertura em fevereiro deste ano. Foram muitas equipes que se empenharam para a acolhida dos missionários e missionárias. Para a assessora Ana Maria dos Santos Lojo, da diocese de Santos, “Foram dias de muito aprendizado, conhecimentos de diferentes realidades, culturas e grandes partilhas. Visitamos várias residências, onde pudemos partilhar o Evangelho. Percebo que não importa aonde vamos, sempre encontramos pessoas que estão precisando de uma escuta, de um abraço e de uma palavra para aquecer o coração, para ter esperança e despertar a fé naqueles que estão à margem de situações precárias e de falta de assistência social.A palavra para fechar meu sentimento é resiliência, amor e gratidão por poder participar desta oportunidade, conclui”.
Ao todo foram nove dias desta bonita experiência missionária que marcou a cada um dos missionários e missionárias que participaram e retornam para suas dioceses com o coração ardente, para partilhar essa experiência com seus grupos de IAM e suas comunidades. A missa de encerramento foi realizada no domingo, dia 21, às 9hs na Catedral São Francisco Xavier. A coordenação estadual da IAM, agradece a todos os participantes pela perseverança e participação neste projeto da experiência missionária, bem como toda a Diocese de Registro, que abiu suas portas para nos acolher. “Nossa Gratidão ao Bispo diocesano, Dom Manoel, ao assessor para IAM na Diocese, Pe. Douglas e a coordenadora diocesana da IAM, Jaqueline”.
“De todas as Crianças e Adolescentes do mundo, Sempre Amigos!”
Felipe Gonçalves de Souza
Diocese de São Miguel Paulista
IAM REG. SUL-1 | COMUNICAÇÃO