Matérias

Seminário diocesano completa 40 anos

“Seminário São José: acolhendo jovens, formando padres!”

Enquanto nossa Diocese está nos preparativos para o Jubileu de 30 anos de sua criação e instalação, nosso Seminário diocesano, no último dia 19 de março, Solenidade de São José, esposo de Maria, completou 40 anos de sua fundação.

O seminário São José é um complexo de duas casas, localizadas na Vila São José, em Osasco, sendo que uma das casas, a primeira a ser construída, portanto o prédio mais antigo, inaugurado em 1980, sedia o Instituto Superior de Filosofia, juntamente com a habitação dos seminaristas estudantes de Filosofia e no outro prédio, moram os seminaristas estudantes de Teologia. Faz parte também do Seminário Diocesano, porém localizado em um prédio a parte, a poucos anos adquirido, a casa do Propedêutico Santo Antônio, localizado no bairro de Quitaúna, também em Osasco. Curiosidade: O prédio do Propedêutico, pertencia aos padres passionistas e após a partida deles da Diocese, com a ajuda do evento ComVocação a Diocese conseguiu comprar esta nova casa, por incentivo e permissão de Dom João Bosco.

O Seminário Diocesano foi idealizado por Dom Francisco Manuel Vieira, nosso primeiro bispo Diocesano, que deu início às obras desta casa de Formação, assim denominada na época, no ano de 1979, sendo inaugurado apenas em Março de 1980, na solenidade de São José, porém os primeiros seminaristas já se organizavam vocacionalmente na casa episcopal de Dom Francisco e nas salas do Colégio Misericórdia, por isso que comemoramos 40 anos, tendo como data de fundação o mês de Abril de 1979, porém a inauguração e bênção do prédio da Casa de Formação São José, aconteceu apenas no dia 28 de março de 1980, com a presença de Dom Francisco Manuel Vieira, Padre Martin Segu Girona (coordenador da casa), padre Aurélio Vieira de Moraes (auxiliar na formação dos Seminaristas), sacerdotes, as irmãs Pias Discípulas (que começaram a trabalhar na Casa de Formação) e os primeiros seminaristas que lá moraram, dentre eles: Claudemir José dos Santos, Cláudio Gabriel dos Santos, José Maria Falco, Luiz Gonzaga de Santana, Paulo Ferreira Pimentel e Sebastião dos Reis Miranda (todos membros do nosso clero atual).

Frente da casa de Teologia – 2017

Em 20 de março de 1981, foi comemorado o 1º aniversário da Casa de Formação São José, com a presença de Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Francisco e os agentes de Pastoral da Região Episcopal. A casa de Formação São José também era utilizada como Centro de Treinamento de Agentes de Pastoral, prioritariamente catequistas e lideranças da Comunidade Eclesial de Base (CEB’s). Uma curiosidade é que de todas as Regiões Episcopais pertencentes à Arquidiocese de São Paulo, a Região Osasco era a única que possuía um seminário.

Ao longo destes 40 anos, muito foi investido em nosso seminário tanto na formação humano-afetiva, comunitária, intelectual, pastoral e espiritual, quanto na estrutura física do prédio, Dom Ercílio Turco, por exemplo, nosso segundo bispo diocesano, muito investiu nas vocações, tanto que incentivou e ajudou a criar a Campanha “Amigos do Seminário” e mais tarde o maior evento Vocacional do país: o ComVocação. É fruto desta época também a Jornada Vocacional Diocesana, a peregrinação dos seminaristas e das relíquias de São João Maria Vianney pelas paróquias de nossa Diocese, divulgando o seminário e o evento vocacional.

Temos muito para falar a respeito dos 40 anos de história do nosso seminário Diocesano, mas gostaríamos de fazer memória neste momento dos muitos padres que este Seminário ajudou a formar para a Igreja de Jesus Cristo, nosso Senhor, e pedimos suas orações por esses ministros de Deus, educados e formados nestes 40 anos de história, para que façam aquilo que a Igreja lhes confiou: ajudar na santificação das almas do povo Santo de Deus. De maneira especial, recordamos os muitos padres que trabalharam e trabalham na Formação de nosso Seminário, em destaque, o nome dos padres que atualmente exercem esse ofício de formadores do Seminário, são eles: Padre Vagner João Pacheco de Moraes, Padre Adilson Dias Rampaso, Padre Henrique Souza da Silva, Padre Romildo Isidoro Lopes Filho, Padre Diego Martins dos Santos, Padre Marcelo Fernandes de Lima e Padre Gilvan Leite de Araújo, juntamente com os todos os párocos e paróquias que acolhem nossos seminaristas, auxiliando-os nas diversas etapas da formação.

São José intercedei por nossos seminaristas e por todo o clero!

Diácono Thiago Jordão 

 

** O Instituto Superior de Filosofia Sede de Sabedoria foi inaugurado por Dom João Bosco Barbosa de Sousa, nosso bispo diocesano, no ano de 2015, com o intuito de auxiliar na formação filosófica dos futuros presbíteros. **

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *